Empresas

MMX conclui túnel que viabiliza a implantação do Superporto Sudeste

O túnel tem 1,8 quilômetro de extensão, 11 metros de altura e 20 metros de largura, e escoará a produção pelo Superporto Sudeste - que está sendo construído em Itaguaí (RJ). A empresa protocolou EIA/RIMA, junto ao Inea, para ampliar a capacidade de escoamento de 50 para 100 milhões de tone

Redação/ Agências
29/09/2011 14:02
Visualizações: 98
A MMX, braço de extração de minério de ferro do Grupo EBX, anuciou que concluiu a perfuração do túnel do Superporto Sudeste, etapa fundamental para a implantação do empreendimento que irá exportar a produção da companhia. Atualmente em obras, o Superporto Sudeste está sendo construído em Itaguaí (RJ), com capacidade inicial de escoamento de 50 milhões de toneladas de minério de ferro por ano.

A conclusão da perfuração do túnel do porto - que tem 1,8 quilômetro de extensão, 11 metros de altura e 20 metros de largura - aconteceu na terça-feira (27), um dia depois da empresa anunciar que protocolou o estudo de impacto ambiental para a expansão desse empreendimento. De acordo com os protocolos de Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (Rima), feitos pela companhia junto ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) do estado do Rio de Janeiro, a expansão contempla o dobro do valor de escoamento, passando para 100 milhões de toneladas de minério de ferro por ano.

Atualmente, a MMX possui dois sistemas em operação: Sistema Sudeste (MG) e Sistema Corumbá (MS). A capacidade instalada da companhia é hoje de 10,8 milhões de toneladas de minério de ferro por ano e a expectativa é de expandir, até 2016, essa capacidade para 46 milhões de toneladas por ano.

O Sistema Sudeste é formado pelas Unidades Serra Azul e Bom Sucesso. Na Região de Serra Azul - Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais -, a MMX tem capacidade instalada para produzir anualmente 8,7 milhões de toneladas de minério de ferro e, até 2016, chegará a 24 milhões de toneladas/ano. Em Bom Sucesso, no Centro-Oeste mineiro, a MMX irá implantar uma nova operação que deverá produzir 10 milhões de toneladas de minério de ferro por ano.
 
Tanto a expansão da Unidade Serra Azul quanto a implantação da Unidade Bom Sucesso estão em fase de licenciamento ambiental. Já o Sistema Corumbá, no Mato Grosso do Sul, está em operação desde 2006 e tem capacidade instalada de produção anual de 2,1 milhões de toneladas de minério de ferro.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19