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Negócios

MMX assina acordo de investimento para o Superporto Sudeste

16/10/2013 | 10h37

 

Impala, subsidiária do Grupo Trafigura, e a Mubadala Development Company PJSC assinaram um acordo com a MMX para se tornarem acionistas do Superporto Sudeste - terminal portuário privativo de uso misto dedicado exclusivamente à movimentação de minério de ferro. O acordo acontece na sequência do Memorando de Entendimento (MOU), que foi assinado pelas três partes em setembro deste ano.
A conclusão do acordo está sujeita a aceitação de certas condições, o que inclui o recebimento das aprovações regulatórias e a celebração de acordos com os credores para a MMX e suas subsidiárias, relacionados aos termos da dívida reestruturada da MMX. A transação deverá ser concluída ainda em 2013.
O Superporto Sudeste é um grande terminal portuário de minério de ferro localizado no estado do Rio de Janeiro. O terminal foi projetado para operar com navios cargueiros e tem uma capacidade inicial de movimentação de 50 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, com planos de desenvolvimento para aumentar sua capacidade para 100 milhões de toneladas por ano.
As obras do porto começaram em julho de 2010, com operação comercial prevista para iniciar em meados de 2014.

Impala, subsidiária do Grupo Trafigura, e a Mubadala Development Company PJSC assinaram um acordo com a MMX para se tornarem acionistas do Superporto Sudeste - terminal portuário privativo de uso misto dedicado exclusivamente à movimentação de minério de ferro. O acordo acontece na sequência do Memorando de Entendimento (MOU), que foi assinado pelas três partes em setembro deste ano.

A conclusão do acordo está sujeita a aceitação de certas condições, o que inclui o recebimento das aprovações regulatórias e a celebração de acordos com os credores para a MMX e suas subsidiárias, relacionados aos termos da dívida reestruturada da MMX. A transação deverá ser concluída ainda em 2013.

O Superporto Sudeste é um grande terminal portuário de minério de ferro localizado no estado do Rio de Janeiro. O terminal foi projetado para operar com navios cargueiros e tem uma capacidade inicial de movimentação de 50 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, com planos de desenvolvimento para aumentar sua capacidade para 100 milhões de toneladas por ano.

As obras do porto começaram em julho de 2010, com operação comercial prevista para iniciar em meados de 2014.

"O Superporto Sudeste irá oferecer aos produtores de minério de ferro do Brasil o acesso à infra-estrutura global e plataforma logística da Impala, consequentemente, uma maior capacidade de comercializar os seus recursos fora do Brasil", afirma Nicolas Konialidis, CEO da Impala.



Fonte: Revista TN Petróleo, Redação com Assessoria
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