Eficiência Energética

MME lança guia para eficiência energética nas edificações públicas

Publicação aborda as principais etapas do processo.

MME
18/03/2015 13:33
Visualizações: 218

O Ministério de Minas e Energia (MME) lança nesta quarta-feira, 18 de março, o “Guia para Eficiência Energética nas Edificações Públicas”, elaborado em parceria com o Centro de Pesquisa de Energia Elétrica (Cepel), instituído pela Portaria nº 75, publicada hoje no Diário Oficial da União (DOU), no contexto do Projeto Esplanada Sustentável (PES).

A publicação, em suas mais de 300 páginas, aborda as principais etapas a serem contratadas em projetos de revitalização típicos em edificações públicas, para fins de eficiência energética: Diagnóstico energético; Elaboração de Projeto Básico; Elaboração de Projeto Executivo; Execução das obras; e Fiscalização e acompanhamento dos resultados. Além disso, no que couber, o Guia pode ser aplicado em edificações privadas comerciais e de serviços.

O Guia foi dividido em três partes e um anexo. As partes I, II e o anexo destinam-se aos gestores responsáveis pela área de manutenção predial de cada edificação, quando forem também responsáveis pela gestão do uso de energia elétrica. Já a parte III destina-se aos gestores responsáveis por elaborar os editais para contratação dos serviços necessários para a eficientização energética da edificação.

Na elaboração do manual foram destacados os itens considerados na etiqueta para edificação comercial, de serviço e pública, tais como: envoltória, cobertura, janelas e portas, paredes, iluminação e condicionamento de ar, sistemas de supervisão, controle e aquisição de dados (SCADA), elevadores e sistema de tração.

O “Guia para Eficiência Energética nas Edificações Públicas” está disponível em duas versões on-line: a edição completa, que traz os anexos e documentos de apoio citados no guia, e a edição compacta.

Além disso, uma cartilha de introdução ao Guia também foi disponibilizada em versão digital no site do MME, com um resumo dos principais temas abordados pelo guia.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13