Bolívia

Ministro quer mais poder para governo na área de gás

Valor Econômico
27/01/2006 02:00
Visualizações: 23

O recém-empossado governo boliviano diz que pretende renegociar um aumento dos preços do gás com cada petroleira multinacional que atua no país ou até mesmo tomar de volta concessões feitas a elas.

Segundo o ministro de Hidrocarbonetos da Bolívia, Andrés Soliz Rada, numa entrevista ao diário cruzenho "El Deber", o governo vai reformar a lei para que possa ter maior ingerência sobre os preços. O ministro diz que a atual Lei de Hidrocarbonetos, de maio de 2005, é uma "camisa de força que não deixa o governo desenvolver políticas".

"No Ministério de Hidrocarbonetos, vamos pleitear reformas de artigos pontuais que nos permitam atuar com mais força como governo. Não é possível que a Bolívia não tenha nada a ver com a fixação dos preços para a exportação. Não é possível que a Repsol Bolívia venda à Repsol Argentina ao preço que bem entenderem", disse na entrevista.

Jornalista e advogado, crítico ferrenho do neoliberalismo, o ministro Soliz Rada deixa claro também o modo como pretende levantar dinheiro para para os projetos de industrialização preconizados pelo presidente Evo Morales: "Grande parte das reservas bolivianas está listada na Bolsa de Nova York como se fosse de empresas multinacionais. Estamos falando de US$ 120 bilhões que são como ter dinheiro no banco. Com essas reservas, o país pode adotar ações para se industrializar".

Apesar do discurso duro, o ministro afirma que o país deve continuar privilegiando a venda do gás para os países vizinhos. Ele diz, entretanto, que isso só ocorrerá se nas "bases soberanas definidas pelo povo boliviano", tanto interna quanto externamente.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19