Gás Natural

Ministro Fernando Coelho Filho agradece trabalho de membros do Comitê do Gás Natural

Redação/Assessoria MME
05/04/2018 20:27
Ministro Fernando Coelho Filho agradece trabalho de membros do Comitê do Gás Natural Imagem: Saulo Cruz/MME Visualizações: 373

O Brasil está próximo de apresentar grandes mudanças no setor de gás. Essas foram as palavras otimistas do ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, em sua última participação na reunião do Comitê Técnico para o Desenvolvimento da Indústria do Gás Natural, realizada nesta quarta-feira (4/4). Na reunião, o ministro agradeceu o empenho dos membros do Comitê em propor medidas que garantam o aprimoramento do marco legal do setor no Brasil.

“Como todos sabem, estou saindo com a intenção de voltar ao Congresso Nacional. Por isso aproveito a oportunidade para agradecer a paciência e disposição de todos que trabalham nessa área que é fundamental para o desenvolvimento do País. Eu sei que ainda não entregamos, e que o projeto pode até ser o diferente do inicial, mas esse é o avanço possível para esse momento, fruto de muito esforço”. De público, gostaria de deixar meu obrigado ao Márcio Félix, secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, e a Symone Araujo, diretora do Departamento de Gás Natural do MME, falou.

O Comitê Técnico para o Desenvolvimento da Indústria do Gás Natural apresentou a consolidação das três frentes de trabalho realizado até o momento. O primeiro, é o Novo Desenho do Mercado do Gás Natural, consolidado por meio do substitutivo da Lei do Gás, lido na Comissão de Minas e Energia (CME) da Câmara dos Deputados em dezembro de 2017. As discussões que envolvem o substitutivo no Congresso serão coordenadas pela Casa Civil e pela Subchefia de Assuntos Parlamentares.

O aperfeiçoamento das Regras Tributárias foi a segunda frente apresentada. O CT-GN destacou a aprovação do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) que concede tratamento diferenciado às operações de circulação e prestações de serviço de transporte de gás natural por meio de gasoduto. O tratamento diferenciado, divulgado hoje no Diário Oficial da União, é um importante ato para implementar o acesso de terceiros aos gasodutos de transporte. A medida reforça a diretriz do CNPE que dispõe sobre medidas que garantam a transição gradual do setor de gás natural e a avaliam a possibilidade de aceleração da transição.

A terceira frente apresentada foi a integração do setor elétrico e setor de gás, que já resultou na Resolução nº 18 do CNPE, recomendando à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) a penalidade por falta de combustível para agentes de geração de energia elétrica e supridores de combustível.

Os documentos apresentados pelo Comitê do Gás Natural estão disponíveis para consulta aqui: apresentação e consolidação das manifestações.

Participaram da reunião representantes da Casa Civil; Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; Ministério do Planejamento; Ministério da Fazenda; Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços; Empresa de Pesquisa Energética (EPE); Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP); Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel); Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Minas e Energia (FME); Associação Brasileira de Agências de Regulação (Abar); a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (ABEGÁS) e outras associações representativas dos agentes que atuam nos diversos elos da cadeia do gás natural.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19