Internacional

Ministro da Bolívia critica a Petrobras

Valor Econômico
27/03/2006 03:00
Visualizações: 64

O ministro de Hidrocarbonetos boliviano, Andrés Solíz, criticou duramente a Petrobras e o governo brasileiro na sexta-feira, prevendo "as piores coisas que se pode imaginar" nas negociações sobre mudanças nos contratos de venda de gás com a Argentina e o Brasil - acusado de tratar a Bolívia como uma "semicolônia".

"Quero que o país seja sensível ao que se avizinha. A primeira disputa será negociar aumento de preços com a Argentina e com o Brasil. Todos são maravilhosamente amigos até que se toquem seus bolsos e se diga que é preciso aumentar o preço. Aí vêm as piores coisas que se pode imaginar", disse Solíz.

As declarações ocorrem na semana em que o governo anunciou que regulamentará em até três semanas o que vem chamando de "nacionalização" da exploração do gás natural e do petróleo. Na prática, o decreto será uma regulamentação da nova Lei de Hidrocarbonetos, aprovada em maio do ano passado.

Solíz acusou a Petrobras de pagar mal funcionários bolivianos. "Um trabalhador que trabalha para a Petrobras, por ter terminado seu trabalho nos campos da Petrobras, recebe 1.200 bolivianos. Pelo mesmo trabalho, outra empresa petroleira lhe paga 5.000 bolivianos. Espero que o país entenda o que significa trabalhar a 50ºC de calor sob a vigilância de um capataz brasileiro."

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13