Bolívia

Ministro boliviano confirma negociação com Brasil para o dia 9

Reuters
04/10/2006 03:00
Visualizações: 134

O ministro boliviano dos Hidrocarbonetos, Carlos Villegas, confirmou na terça-feira que o ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, visitará a Bolívia no dia 9 de outubro para retomar as negociações sobre os contratos de exploração e prospecção entre o governo boliviano e a Petrobras .

Como parte da nacionalização do setor de energia, proclamada em maio pelo presidente boliviano Evo Morales, as empresas estrangeiras são obrigadas a negociar, até o final de outubro, novos contratos de operação que dêem maior controle sobre a produção e maior fatia dos lucros ao governo boliviano.

A Petrobras é a maior investidora no setor de energia da Bolívia, que fornece gás natural ao Brasil e à Argentina.

Villegas disse ainda que o presidente venezuelano, Hugo Chávez, vai colocar a pedra fundamental de uma unidade de processamento de gás natural em solo boliviano no dia 13 de outubro.

O ministro disse a jornalistas que a estatal venezuelana de petróleo PDVSA vai investir entre 130 e 150 milhões de dólares na unidade, como parte de uma parceria com a estatal boliviana YPFB.

A YPFB terá participação de 51 por cento, enquanto a PDVSA deterá 49 por cento do projeto, que será construído em Rio Grande, a cerca de 800 quilômetros a sudeste de La Paz, segundo Villegas. A YPFB irá pagar sua parte do investimento no longo prazo.

O ministro acrescentou que outra unidade de processamento será construída em parceria com a estatal argentina Enarsa e que as duas plantas devem começar a operar em dois anos e meio.

Mais cedo, o presidente da YPFB, Juan Carlos Ortiz, disse que a Bolívia precisa de 800 milhões de dólares em investimentos para poder cumprir novos acordos, como o que aumenta as exportações de gás natural para a Argentina do nível máximo atual de 7,7 milhões de metros cúbicos por dia, para 27,7 milhões de metros cúbicos por dia em três anos.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19