Hidrelétrica

Ministério faz visita técnica à Usina hidrelétrica Teles Pires

Ministro Eduardo Braga vistoriou obras da usina e da linha de transmissão.

MME
22/06/2015 13:29
Visualizações: 380

O ministro Eduardo Braga visitou nesta quinta-feira (18/6) as obras da Usina Hidrelétrica Teles Pires, no rio do mesmo nome, na fronteira entre Pará e Mato Grosso. Participaram da comitiva o secretário de Energia Elétrica do Ministério, Ildo Grüdtner, e o presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto. “Esta é uma grande obra, que produzirá energia a um custo baixo, e será importante para nos ajudar a substituir termelétricas de custo operacional mais caras”, afirmou o ministro.

A usina terá capacidade instalada de 1.820 MW e geração de 930,7 MW médios, já que irá operar praticamente a fio d’água, com maior geração na época das chuvas e menor no período de seca. O reservatório é de apenas 160 km², dos quais 90 km² são formados pela calha do próprio rio. Duas das cinco turbinas já estão montadas, prontas para gerar.

A operação comercial está prevista para ocorrer no segundo semestre de 2015, quando fica pronta a linha de transmissão que conectará a energia ao Sistema Interligado Nacional (SIN). A concessão de Teles Pires foi leiloada em 2010, e o preço da energia fixado foi o mais baixo dos leilões ocorridos até então, R$ 58,35 por MWh. O prazo da construção da usina deverá somar 42 meses, um dos mais rápidos do setor.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13