Internacional

Mineradoras da Austrália temem mudança em royalties

Agência Estado
06/09/2011 16:58
Visualizações: 38
As mineradoras de carvão que operam no estado australiano de Nova Gales do Sul advertiram que os aumentos planejados no sistema tributário do estado podem prejudicar o desenvolvimento regional e impor encargos adicionais às pequenas companhias, apesar das garantias do governo no sentido contrário.

O secretário de Finanças do estado, Mike Baird, disse que aumentará as taxas de royalty da mineração de carvão para obter uma arrecadação extra de 944 milhões de dólares australianos (US$ 999,894 milhões) ao longo de três anos até 30 de junho de 2015. Ele não forneceu um número para as taxas revisadas, mas o total de três anos se compara a um total de royalties da mineração de 1,24 bilhão de dólares australianos em 2011.

Nova Gales do Sul é um dos maiores exportadores de carvão do mundo, e o porto de Newcastle, ao norte de Sydney, é o maior porto de exportação de carvão do mundo. No ano, até 30 de junho, os embarques no porto totalizaram 115 milhões de toneladas, cerca de 15% de todo o carvão comercializado por via marítima no mundo.

Jornais divulgados como parte do orçamento de Nova Gales do Sul informaram que a mudança nos royalties "não será uma carga adicional sobre as companhias mineradoras". O Imposto de Arrendamento de Recursos Minerais (MRRT) proposto pelo governo federal da Austrália seria reembolsado às mineradoras. Mas o principal lobby do setor de mineração do estado e um especialista tributário advertiram que as mudanças podem afetar o fluxo de caixa das mineradoras e os pagamentos em geral.

A BHP Billiton e a Rio Tinto, duas das maiores mineradoras do estado, disseram que querem se reunir com o governo do estado para esclarecer a questão. As informações são da Dow Jones.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13