Planejamento

Mineradoras afirmam que vão manter produção

O Estado de S. Paulo
04/11/2008 05:30
Visualizações: 49

As mineradoras australiana BHP Billiton e Rio Tinto disseram que não planejam seguir o exemplo da Vale e que pretendem manter os atuais níveis de produção de minério de ferro. Na última sexta-feira, a Vale anunciou que, por causa da desaceleração da demanda, reduziria sua produção em 30 milhões de toneladas. O corte equivale a cerca de 9% do volume total da empresa.

 

"Não estamos cortando produção", disse ontem uma porta-voz da BHP. "Estamos numa posição de investir ao longo do ciclo e de planejar expansões examinando o longo prazo." Juntamente com a Vale, a BHP e a Rio Tinto dominam o comércio internacional de minério de ferro. A Vale tem uma produção anual de 325 milhões de toneladas. A Rio Tinto produziu 180 milhões de toneladas no ano fiscal encerrado em 30 de junho e a BHP, 112 milhões de toneladas.

 

"Não estamos fazendo nenhuma mudança em nossa produção", afirmou um porta-voz da Rio Tinto. "Observamos a situação na China com interesse, como deixou claro Tom Albanese (presidente-executivo da mineradora)." A Rio Tinto anunciou há algum tempo a revisão de seus investimentos de curto prazo em termos de abrangência e prazo, mas não especificou quais commodities seriam afetadas. A mineradora australiana também suspendeu a venda de US$ 10 bilhões em ativos, apontando com causa as atuais condições do mercado.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19