Vale

Mineradora vai à China negociar reajuste do minério

Gazeta Mercantil
10/10/2008 07:19
Visualizações: 22

A Companhia Vale do Rio Doce (Vale) pretende se reunir com as siderúrgicas chinesas na semana que vem para pleitear o segundo aumento dos preços deste ano fiscal. Um vice-presidente da Vale deve participar da reunião na China, disse Shan Shanghua, secretário-geral da Associação Chinesa de Ferro & Aço, sem dar detalhes.

 

A Vale está tentando elevar os preços que cobra das siderúrgicas asiáticas para igualar aos pagos pelas usinas européias, em uma época em que o arrocho do crédito ameaça gerar uma recessão mundial. As produtoras chinesas de aço já estão reduzindo a demanda por minério de ferro e pedindo às mineradoras que adiem as entregas devido ao aperto das linhas de crédito, disse ontem a produtora australiana Mt. Gibson Iron.

 

"A demanda chinesa por minério de ferro deverá continuar a desacelerar no ano que vem com a perda de impulso do crescimento econômico", afirmou Helen Lau, analista do Daiwa Securities Group.

 

A Vale fixou os preços de 2008 com usinas japonesas e chinesas em fevereiro passado. Os clientes asiáticos pagam de 11% a 11,5% menos que os clientes europeus, segundo a Vale.

 

Rio Tinto vende à vista

 

A mineradora Rio Tinto continuará a vender minério de ferro nos mercados à vista apesar de uma queda dramática nos preços, informou um porta-voz da companhia. A empresa e a rival BHP Billiton têm liderado discussões para desmantelar o sistema de preço fixo do minério em favor de um mecanismo de preços à vista guiado pelo mercado. A Rio Tinto já vendeu quase 10 milhões de toneladas de minério no mercado à vista este ano, o primeiro ano da empresa de vendas por essa modalidade. A mineradora pretende vender mais cerca de 5 milhões de toneladas até o final de dezembro.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20