Vale

Mineradora amplia investimentos em gás e petróleo

Agência Estado
09/09/2008 07:21
Visualizações: 26

A mineradora Vale comprou 25% de participação no bloco exploratório BM-S-47, na Bacia de Santos, área com potencial para descobertas de gás natural. A fatia foi comprada da petroleira espanhola Repsol, que permanece com 25% da concessão. O restante pertence à companhia britânica BG, responsável pela operação do projeto. A Vale estreou no setor de petróleo e gás no ano passado, em busca de suprimento de energia para as suas atividades.

 

O BM-S-47 fica próximo ao campo de Merluza, uma das únicas áreas hoje em produção na Bacia de Santos. É o resultado da fusão de duas concessões menores arrematadas pelo consórcio BG/Repsol na 7ª Rodada de Licitações da Agência Nacional do Petróleo (ANP), em 2006. Em abril deste ano, um poço perfurado pela BG encontrou indícios de gás natural na área. Não há, porém, informações sobre volumes descobertos.


Procurada, a Vale não quis comentar a aquisição, aprovada pela diretoria da ANP em reunião do dia 13 de agosto. Na 9ª Rodada de Licitações da ANP, no ano passado, a companhia arrematou nove áreas exploratórias, sempre em parceria com petroleiras. "Como grande consumidora de energia, a Vale está buscando a diversificação e otimização de sua matriz energética através da maior utilização do carvão térmico, combustíveis renováveis e gás natural", afirmou a companhia, em nota divulgada após o leilão.


Alguns meses antes, a companhia já havia anunciado parceria com a Shell para avaliar oportunidades na exploração de gás. A parceria previa a possibilidade de entrada da mineradora em projetos de exploração de petróleo da multinacional na bacia do Espírito Santo. Naquele Estado, a companhia tem um grande terminal de exportação de minério, pelo Porto de Tubarão, e planeja construir uma siderúrgica, em parceria com a chinesa Baosteel.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13