Internacional

Mil e quinhentas estações de serviço francesas registram falta de combustível

Na véspera de mais uma jornada de greve geral contra os projetos governamentais, cerca de 1.500 das 12.500 estações de serviço francesas já não tinham hoje combustível, indicou à AFP a União dos Importadores Independentes de Petróleo, que representa a grande distribuição; ou seja 60 por

Redação/ Agências
18/10/2010 11:05
Visualizações: 152
Na véspera de mais uma jornada de greve geral contra os projetos governamentais, cerca de 1.500 das 12.500 estações de serviço francesas já não tinham hoje combustível, indicou à AFP a União dos Importadores Independentes de Petróleo, que representa a grande distribuição; ou seja 60 por cento das vendas.


Apesar do prosseguimento da greve nas 12 refinarias do território continental do país, o Governo garantiu durante o fim de semana que não haveria escassez de combustível e assegurou que as autoridades tudo fariam para “desbloquear os depósitos”, se necessário fosse.


Apesar de todas as tentativas oficiais de minimizar o problema, a verdade porém é que ele se está a complicar de dia para dia, com os camionistas, chamados pelos sindicatos a endurecer o movimento geral de contestação a Sarkozy, que organizaram hoje uma série de operações de marcha lenta nas imediações das grandes cidades, originando engarrafamentos de vários quilómetros nos arredores de Paris e de Lille, no Norte do país.


Em diversos locais, os grevistas foram mobilizados desde ontem à noite para bloquear os depósitos de combustível e, desse modo, impedir o reabastecimento das bombas de gasolina, constataram os jornalistas da AFP.


Os depósitos petrolíferos da Baixa Normandia e o de Brest encontram-se bloqueados desde as 04h00 locais (03h00 em Lisboa), essencialmente por empregados das empresas de transportes.


Em Frontignan, no Sul, o depósito foi bloqueado por centenas de ferroviários e de camionistas, segundo a prefeitura e uma fonte sindical. Empurrados pelas forças de segurança, eles reagruparam-se nas rotundas das imediações e cerca das 08h30 locais três dezenas de camiões estavam bloqueados por cerca de 80 manifestantes.


Em centenas de cidades, como Toulouse e Saint-Etienne, militantes e grevistas bloquearam os depósitos dos transportes colectivos, impedindo durante horas os autocarros e os eléctricos rápidos de circular.


De igual modo, também os transportes ferroviários continuaram hoje a registar perturbações, dizendo a Sociedade Nacional dos Caminhos de Ferro (SNCF) que só consegue garantir metade dos comboios de alta velocidade (TGV), ao mesmo tempo que também há grandes perturbações nas ligações internacionais.


O Governo garantiu ontem que o funcionamento dos aeroportos da região parisiense não se encontra ameaçado pela falta de combustível, mas a verdade é que pediu às transportadoras para que atestem os aviões nas escalas que fizerem no estrangeiro.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20