Patente

Micro e pequenas empresas podem pedir prioridade para exame de patente

Projeto piloto Patente MPE vai durar um ano, com até 300 vagas de pedidos.

MEDIC/Redação
18/02/2016 14:19
Visualizações: 398

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) lançou o projeto piloto Patente MPE, iniciativa que vai permitir às microempresas e empresas de pequeno porte requererem prioridade do exame de pedidos de patente. Lançado nesta quarta-feira (17), o projeto piloto será executado em um ano, com até 300 vagas de pedidos.

Será preciso cumprir algumas regras para haver o exame prioritário do pedido de patente ser aceito, destacando-se a condição de que o depositante seja enquadrado como microempresa ou empresa de pequeno porte. o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

O requerimento de exame prioritário é gratuito, mas apenas o próprio depositante pode solicitar o andamento prioritário do pedido de patente. Nos próximos dias, o Inpi publicará resolução com todas as condições de participação e operacionalização do projeto.

Participaram da cerimônia de lançamento, em Brasília, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro; Luiz Otávio Pimentel, presidente do Inpi; Marcos Vinícius de Souza, secretário de Inovação do MDIC; e Guilherme Afif Domingos, diretor-presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Os outros exames prioritários do são o Patentes Verdes, relacionado ao meio ambiente; o Produtos para Saúde, para acelerar os pedidos de patente considerados estratégicos, especialmente para o Sistema Único de Saúde (SUS); o Patent Prosecution Highway (PPH), que prioriza o exame no Inpi de um pedido de patente cujo membro da mesma família tenha sido deferido nos Estados Unidos e vice-versa; além do Prioridade BR, para pedidos de patente depositados inicialmente no Inpi e, depois, em outros países.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20