Insumos

MG reabre briga por fábrica de fertilizantes da Petrobras

Valor Econômico
16/12/2009 11:49
Visualizações: 12

A interferência pessoal do governador mineiro Aécio Neves (PSDB) fez com que a Petrobras aceitasse reavaliar a localização da fábrica de fertilizantes nitrogenados (amônia e ureia) que, de acordo com anúncio recente, seria construída no município de Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul.

 

Segundo o secretário estadual de Desenvolvimento mineiro, Sérgio Barroso, Aécio escreveu uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outra ao presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, informando que seu governo estava disposto a construir, por meio de um consórcio provavelmente liderado pela Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig), uma ramal do gasoduto Brasil-Bolívia de 817 quilômetros ligando São Carlos (SP) a Uberaba (MG).

 

Diante da disposição do governo mineiro de bancar o investimento de infraestrutura, avaliado em R$ 1,3 bilhão, Lula teria determinado que a Petrobras aceitasse ouvir o governo mineiro antes de tomar sua decisão. A reunião para a apresentação de uma proposta do governo de Minas deve ocorrer ainda este mês.

 

A decisão técnica ficará a cargo da diretora de gás e energia da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster. A executiva lembrou que há outra possível fábrica em estudo e estabeleceu uma condicionante para a realização do investimento. "Essas plantas terão uma característica fundamental essencial. Não deverá ser feito nenhum investimento em infraestrutura para viabilizá-las". Para a instalação das duas novas fábrica de fertilizantes, que deverão produzir 1 milhão de toneladas e processar 2,7 milhões de metros cúbicos de gás por dia, a estimativa, em meados do ano, era de um aporte de US$ 2 bilhões.

 

A diretora afirmou que a Petrobras já começou a preparar o projeto básico da planta. "Vai levar aí um ano para esse estudo ser feito e confirmar a viabilidade ou não desse projeto. Nós estamos considerando duas possibilidades e a tomada de decisão será somente quando vierem os valores posteriores ao projeto básico", disse.

 

Há cerca de um mês, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, chegou a anunciar que a nova fábrica iria para Mato Grosso do Sul. O investimento chegou ser confirmado em entrevista coletiva para a imprensa de Mato Grosso do Sul pelo governador André Puccinelli (PMDB), mas a Petrobras não quis se manifestar na ocasião. No início do ano, a empresa divulgou um plano de negócios que previa a instalação de uma nova unidade de amônia e ureia.

 

Atualmente, é grande a dependência do mercado brasileiro de importações de fertilizantes que usam o nitrogênio como matéria-prima. Segundo o Ministério da Agricultura, a produção doméstica não chega a atender a 30% da demanda, que oscila em torno de 2,4 milhões de toneladas. A Petrobras já conta com unidades produtoras em Bahia e Sergipe. A fábrica de amônia e ureia em Minas Gerais é objeto de discussões desde 2003.

 

Inicialmente, a empreitada caberia à Fosfértil, mas a iniciativa esbarrou no desinteresse da Petrobras em construir o ramal do gasoduto. A empresa contestava o nível de demanda que a obra teria. No começo do ano, Aécio tentou viabilizar a obra oferecendo à Petrobras garantia da compra do gás pela Gasmig, subsidiária da distribuidora de energia elétrica Cemig.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13