Gás natural

Mexilhão recebe financiamento de 528 milhões de reais do BNDES

Em comunicado divulgado na noite de ontem, a Petrobras anunciou ter a Companhia Mexilhão do Brasil (CMB), sociedade de propósito específico (SPE) vinculada à estatal, assinado contrato de financiamento de R$ 528 milhões com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), destin

Agência Petrobras
16/12/2008 11:21
Mexilhão recebe financiamento de 528 milhões de reais do BNDES Visualizações: 86

Em comunicado divulgado na noite de ontem, a Petrobras anunciou ter a Companhia Mexilhão do Brasil (CMB), sociedade de propósito específico (SPE) vinculada à estatal, assinado contrato de financiamento de R$ 528 milhões com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), destinado à construção da Plataforma de Mexilhão 1 (PMXL-1).
 

A nota explica que, considerado como um empréstimo ponte com vigência durante a fase de construção, a operação poderá ser complementada por um financiamento de longo prazo.


Com 227 metros de altura, a PMXL-1 é a plataforma fixa mais alta a ser construída no Brasil e será instalada no Campo de Mexilhão, na Bacia de Santos. Com capacidade para produzir até 15 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, está em construção no estaleiro Mauá, em Niterói (RJ) e será fixada em local a 145 km da costa onde a profundidade d’água é de 172 metros.


O gás natural produzido em Mexilhão será escoado por um gasoduto marítimo com 145 km de extensão até a Unidade de Tratamento de Gás “Monteiro Lobato” (UTGCA) em Caraguatatuba, no Litoral Norte Paulista. Desta unidade o gás será escoado pelo Gasoduto Caraguatatuba-Taubaté (Gastau), com 96 km, até a rede de malhas existente.
 

A implantação do Projeto Mexilhão pela Petrobras suprirá parte do mercado da Região Sudeste, reduzindo a dependência externa de gás natural para o abastecimento do País. Mexilhão integra o Plano de Antecipação da Produção de Gás – Plangás, um dos principais projetos da Petrobras incluídos no Plano de Aceleração do Desenvolvimento (PAC).

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13