México

Mexicana Pemex diz que funcionários irão prestar depoimento em investigação da Odebrecht

Reuters, 06/04/2017
06/04/2017 11:57
Visualizações: 149

A petroleira estatal mexicana Pemex informou na quarta-feira que procuradores do país convocaram funcionários da empresa para prestar depoimento como parte das investigações sobre o esquema de corrupção envolvendo a empreiteira Odebrecht.

A Pemex disse em comunicado que a Procuradoria-Geral mexicana solicitou em 3 de abril os depoimentos de funcionários da petroleira, que não foram identificados pela Pemex, além de cópias de contratos entre a Pemex, a Odebrecht e a petroquímica Braskem.

A Odebrecht e a Braskem reconheceram em novembro do ano passado, no âmbito da operação Lava-Jato, terem pago propina em 12 países para obter contratos lucrativos. As empresas concordaram em pagar pelo menos 3,5 bilhões de dólares em um acordo com as autoridades dos Estados Unidos, mas o acordo também abriu a possibilidade de ambas serem processadas em outros países.

A Pemex disse na quarta-feira que tem um contrato de fornecimento de etano com a Braskem e sua parceira mexicana, o Grupo Idesa. A Pemex também assinou dois contratos com a Odebrecht para a construção da refinaria Tula, na região central do país.

Há ainda um quarto contrato para o desenvolvimento de um projeto de gestão de resíduos na refinaria de Salamanca, também no México central, realizado pela Odebrecht e a empresa mexicana ICA Fluor.

De acordo com as autoridades norte-americanas, a Odebrecht pagou no México 10,5 milhões de dólares em propina para obter contratos públicos entre 2010 e 2014.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13