Golfo do México

Maré negra do Golfo do México chega à costa do Mississippi

AFP
28/06/2010 11:47
Visualizações: 95

O vazamento de petróleo no Golfo do México chegou pela primeira vez à costa do Mississippi, depois de dez semanas, informaram neste domingo autoridades do estado sulista.

Na última hora deste sábado, funcionários do estado encontraram em várias praias vestíguos de uma emulsão viscosa que na verdade é água misturada a petróleo, bem como bolas de alcatrão, explicaram.

"Até agora estávamos salvos. Mas não mais", disse Dan Turner, secretário de imprensa do governador republicano do Mississippi, Haley Barbour.

"Esta é nossa primeira penetração significativa de petróleo na costa", disse Turner à AFP.

Os funcionários do estado advertiram que os ventos poderiam empurrar a mancha e resíduos para a margem nos próximos dias, pelo menos.

Os ventos e as ondas provocadas pela tempestade tropical Alex complicarão ainda mais as operações de limpeza da maré negra, apesar de não castigar diretamente o local do vazamento, alertaram especialistas.

As más condições climáticas podem atrasar em duas semanas os trabalhos de recuperação do petróleo que sai de um poço avariado, após a explosão de uma plataforma da companhia britânica BP em 20 de abril, que deixou 11 mortos e desencadeou a pior catástrofe ambiental da história dos Estados Unidos.

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13