Produtos e Serviços

Manserv desenvolve solução pioneira para o retrofit completo de sistema de refrigeração

Redação/Assessoria
10/07/2017 20:38
Visualizações: 421

A Manserv, líder em serviços de facilities, manutenção e logística, implementou uma nova solução para resolver uma das principais preocupações da indústria nacional nos últimos anos, a substituição eficiente do gás R-22, que deverá ter o seu uso e comercialização erradicados do Brasil até 2040. Com uma abordagem inédita, o retrofit completo da estrutura, a empresa alcançou custos 40% menores em relação a outras técnicas de retrofit do mercado.

Instalado em um centro de distribuição, no interior paulista, o sistema passou a fazer a refrigeração em todas as escalas a partir do gás ISCEON® MO99™, um composto natural e de menor impacto ambiental. Da concepção à sua execução, o projeto, que alterou 40 equipamentos aplicados no conforto térmico do interior das edificações, contou com esforços conjuntos das equipes de manutenção e engenharia em um trabalho que durou seis meses.

De acordo com o Presidente da Unidade de Facilities da Manserv, Ricardo Moreira, o primeiro passo para identificar a solução foi a análise do comportamento do funcionamento dos equipamentos de refrigeração em diferentes condições e estados. Com isso, a empresa pode ter os parâmetros necessários do funcionamento do sistema e do comportamento do fluido refrigerante R-22. “Com todas essas informações, realizamos a retirada do composto e a limpeza do sistema, para que pudéssemos, então, fazer a substituição completa do elemento e recolocar a estrutura de resfriamento em operação”, explicou o executivo.

Durante o processo, nenhuma peça ou filtro foram substituídos, o que barateou os custos do retrofit destes equipamentos em pelo menos 40% do valor apurado em comparação com outras técnicas de reparo. “Por não haver nenhuma troca de válvulas de expansão, substituição do tipo de óleo ou mesmo de compressores ou outros componentes mecânicos, conseguimos manter a estrutura e componentes originais dos equipamentos e aumentar a sua vida útil. Com isso, também conseguimos reduzir o consumo de energia, melhorar a performance dos equipamentos”, disse.

Segundo ele, além dos benefícios durante o reparo, a aplicação do gás ISCEON® MO99™ também trouxe ganhos em relação à sua performance. “Com a mudança, alcançamos uma economia de, no mínimo, 15% de aplicação de gás em cada equipamento, mantendo a mesma performance operacional anterior”, conclui.

Implementado no país na década de 60, o composto R-22, que é do tipo hidro clorofluorcarboneto (HCFC), tem ampla utilização para a refrigeração de ambientes e máquinas, mas também é um dos principais degradantes da camada de ozônio. De acordo com o Protocolo de Montreal, documento global elaborado na década de 1980 para minimizar os danos à atmosfera do planeta, os HCFCs terão o seu uso e comercialização proibidos no país a partir de 2040.

Sobre a Manserv

Fundada em 1985, a Manserv é uma empresa transnacional líder em serviços de Manutenção Industrial, Facilities e Logística. Com 25 mil colaboradores, a Manserv registrou um crescimento expressivo nos últimos anos e, atualmente, possui mais de 300 contratos com empresas nacionais e multinacionais, de grande e médio porte, dos mais diferentes setores da economia. Em 2012, a companhia ultrapassou as fronteiras do território brasileiro com escritórios na América Latina.

Com uma estrutura sólida e abrangente, soluções inovadoras e customizadas, a Manserv atua no segmento de manutenção eletromecânica, lubrificação e paradas industriais, conservando instalações e equipamentos. É especializada também em serviços de manutenção predial, serviços volantes, frio alimentar, limpeza social e industrial, serviços de apoio, brigada, jardinagem e gerenciamento de facilities. E na área de logística, serviços de intralogística na planta do cliente, movimentação e armazenagem em CDs (Centro de Distribuições) e gestão de estoques.

Sediada em São Paulo, a companhia está presente em todo território nacional com escritórios instalados em São Caetano do Sul, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Camaçari e Imperatriz, integrados por uma gestão moderna e colaborativa.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13