Pré-sal

Mais uma rodada do pré-sal em 2017, a 3ª Rodada de Licitações deve acontecer em novembro

Redação/Assessoria MME
11/04/2017 16:04
Mais uma rodada do pré-sal em 2017, a 3ª Rodada de Licitações deve acontecer em novembro Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 330

Na reunião realizada hoje pelo CNPE, foi aprovada a realização da 3ª Rodada de licitações pelo regime de Partilha, no Pré-Sal. No certame serão ofertadas quatro áreas localizadas nas Bacias de Campos e Santos, na região do polígono do Pré-sal, relativas aos prospectos de Pau Brasil, Peroba, Alto de Cabo Frio-Oeste e Alto de Cabo Frio-Central.

O ministro Fernando Coelho ressaltou ainda a importância das deliberações do CNPE. “O CNPE de hoje retoma para o mercado de óleo e gás e para o cenário internacional não só a volta das realizações dos leilões, como das áreas do pré-sal, mas também um calendário para realização de leilões nos próximos anos”, destacou.

Ministro ainda comentou sobre a as mudanças do operador único do pré-sal. “Com as novas mudanças que foram feitas pelo governo, principalmente na questão do operador único do pré-sal, esperamos que com isso, e com o tempo prévio que está sendo dado, às empresas terão tempo suficiente para aprovar os orçamentos”, disse. “Isso movimenta a indústria de contratação, de sísmica e de pesquisa porque as empresas irão se debruçar em cima desses ativos e dessas áreas que serão ofertadas em 2017/2018. Sem dúvida nenhuma, isso trará um novo dinamismo para indústria de óleo e gás.

Participaram da reunião Daniel Sigelmann, secretário-executivo do Ministério da Fazenda; Marcelo Cruz, secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente; Marcos Jorge de Lima, secretário-executivo do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços; Esteves Colnago, secretário-executivo do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão; Décio Oddone, diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis; e Paulo Pedrosa, secretário-executivo do MME.

As resoluções aprovadas pelo colegiado seguem agora para a Presidência da República.

Veja os principais assuntos deliberados na reunião extraordinária do CNPE:

Aprovação da 3ª Rodada de Licitações sob o regime de partilha de produção: O CNPE aprovou a realização da Terceira Rodada de Licitações sob o regime de partilha de produção, prevista para ocorrer em novembro de 2017. No certame serão ofertadas quatro áreas localizadas nas Bacias de Campos e Santos, na região do polígono do Pré-sal, relativas aos prospectos de Pau Brasil, Peroba, Alto de Cabo Frio-Oeste e Alto de Cabo Frio-Central.

Planejamento de 10 Rodadas de Licitações de áreas para petróleo e gás natural no período de 2017 a 2019: Foi aprovado o calendário plurianual de rodadas de licitações, até então inédito no Brasil, de blocos exploratórios, concessão e partilha, e de campos terrestres maduros. A medida confere previsibilidade aos investidores e empresas do setor, o que aumenta a atratividade do País. Isso vai permitir aos investidores um melhor planejamento com uma consequente intensificação das atividades de exploração e produção no País, que se refletie no curtíssimo prazo em estudos para aquisição de dados geológicos e geofísicos.

Com esse objetivo, o CNPE já havia aprovado e divulgado anteriormente a realização, durante o ano de 2017, das seguintes rodadas:

· 4ª Rodada de Licitações, na modalidade de concessão, de campos terrestres maduros (acumulações marginais);

· 2ª Rodada de Partilha, com áreas unitizáveis do pré-sal;

· 14ª Rodada de Licitações na modalidade de concessão.

Adicionalmente, na 1ª reunião extraordinária do CNPE, realizada em 11 de abril, foram aprovadas as seguintes rodadas:

· 3ª Rodada de Partilha, prevista para novembro de 2017. Serão ofertados os prospectos de Pau Brasil e Peroba na Bacia de Santos e Alto de Cabo Frio-Oeste e Alto de Cabo Frio-Central, no limite das bacias de Santos e Campos;

· 4ª Rodada de Partilha, prevista para maio de 2018. Deverão ser avaliados os prospectos de Saturno, Três Marias e Uirapuru, na Bacia de Santos, e os blocos exploratórios C-M-537, C-M-655, C-M-657 e C-M-709, situados na Bacia de Campos;

· 5ª Rodada de Partilha, prevista para o segundo semestre de 2019. Deverão ser avaliados os prospectos de Aram, Sudeste de Lula, Sul e Sudoeste de Júpiter e Bumerangue, todos na Bacia de Santos;

· 15ª rodada de licitações de blocos, na modalidade de concessão, prevista para maio de 2018. Deverão ser selecionados blocos das bacias marítimas da Foz do Amazonas (setores SFZA-AP1, AP2, AR1 e AR2), do Ceará (setores SCE-AP2 e AP3) e Potiguar (setores SPOT-AP1, AP2 e AR2), de águas ultraprofundas fora do Polígono do pré-sal das bacias de Campos (setor SC-AP4) e de Santos (setor SS-AUP1), e das bacias terrestres do Paraná (setores SPAR-N e CN) e do Parnaíba (setores SPN-SE e N), além de blocos de setores terrestres das Bacias de Sergipe-Alagoas, Recôncavo, Potiguar e Espírito Santo;

· 16ª rodada de licitações de blocos, na modalidade de concessão, prevista para o segundo semestre de 2019. Deverão ser selecionados blocos das bacias de Camamu-Almada (setores SCAL-AP1 e AP2) e Jacuípe (setor SJA-AP) e de águas ultraprofundas fora do Polígono do pré-sal das bacias de Campos (setor SC-AP5) e de Santos (setor SS-AUP5), e das bacias terrestres do Solimões (setor SSOL-C) e Parecis (setores SPRC-L e O), além de blocos de setores terrestres das Bacias de Sergipe-Alagoas, Recôncavo, Potiguar e Espírito Santo;

· 5ª rodadas de licitações de campos terrestres maduros, ainda a serem definidos, prevista para maio de 2018;

· 6ª rodadas de licitações de campos terrestres maduros, ainda a serem definidos, prevista para o segundo semestre de 2019.

Conteúdo local

Sobre o tema, o CNPE, definiu que:

1) Nas individualizações da produção, em situações onde as jazidas de petróleo e gás natural se estendam para áreas não contratadas, as regras de Conteúdo Local aplicáveis a elas não poderão criar obrigações adicionais em relação às regras de Conteúdo Local pertinentes à(s) área(s) sob contrato adjacente;

2) O Conteúdo Local mínimo obrigatório a ser exigido em cada área não contratada unitizável da 2ª Rodada de Licitações, sob o Regime de Partilha de Produção na Área do Pré-Sal, deverá ser igual às condições exigidas a esse título nos contratos das áreas adjacentes;

3) A partir da 4ª Rodada de Licitações de Áreas Terrestres com Acumulações Marginais de Petróleo e Gás Natural, o Conteúdo Local não será objeto de exigência contratual;

4) O Conteúdo Local mínimo obrigatório a ser exigido em cada área da 3ª Rodada de Licitações sob o Regime de Partilha de Produção, na Área do Pré-Sal, atenderá aos seguintes critérios:

a) Fase de Exploração com mínimo obrigatório global de 18%;

b) Etapa de Desenvolvimento da Produção: 25% para Construção de Poço; 40% para o Sistema de Coleta e Escoamento, e 25% para a Unidade Estacionária de Produção.

5) O Conteúdo Local mínimo obrigatório, a ser exigido na 14ª Rodada de Licitações de Blocos para Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural sob Regime de Concessão, atenderá aos seguintes critérios:

a) os compromissos de Conteúdo Local serão definidos em cláusulas específicas do Contrato e não serão adotados como critério de julgamento das ofertas na Licitação;

b) para Blocos em Terra, os percentuais mínimos de Conteúdo Local obrigatório serão os seguintes:

- Fase de Exploração com mínimo obrigatório global de 50%;

- Etapa de Desenvolvimento da Produção com mínimo obrigatório global de 50%.

c) para Blocos em Mar, os percentuais mínimos de Conteúdo Local obrigatório serão os seguintes:

- Fase de Exploração com mínimo obrigatório global de 18%;

- Etapa de Desenvolvimento da Produção: 25% para Construção de Poço; 40% para o Sistema de Coleta e Escoamento; e 25% para a Unidade Estacionária de Produção.

Extensão Prazo Exploratório 12ª Rodada: Considerando os baixos preços do petróleo no mercado internacional, com a consequente redução da capacidade de investimentos das empresas petroleiras atuantes no País, o CNPE recomendou que a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) analise a prorrogação da Fase de Exploração dos Contratos de blocos outorgados na 12ª Rodada de Licitações, ocorrida em novembro de 2013, considerando não apenas as cláusulas contratuais, mas também o objetivo maior do interesse nacional e a preservação dos investimentos no País. A possibilidade de prorrogação da Fase de Exploração é prevista no Edital e no contrato, a depender de critérios da Agência.

Diretrizes para importação de biocombustíveis: O CNPE aprovou a Resolução que estabelece as diretrizes para importação de biocombustíveis.

De acordo com a resolução, os agentes regulados que exercerem a atividade de importação de biocombustíveis deverão atender às mesmas obrigações de manutenção de estoques mínimos e de comprovação de capacidade para atendimento ao mercado exigidas dos produtores de biocombustíveis instalados no País.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13