Biodiesel

Lula inaugura usina e diretoria da nova empresa toma posse nesta terça

O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o governador da Bahia, Jaques Wagner, e o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, inauguram, nesta terça-feira (29), a Usina de Biodiesel de Candeias (BA), primeira unidade de produção comercial de biocombustível da Comp

Agência Petrobras
29/07/2008 19:23
Lula inaugura usina e diretoria da nova empresa toma posse nesta terça Visualizações: 223

O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o governador da Bahia, Jaques Wagner, e o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, inauguram, nesta terça-feira (29), a Usina de Biodiesel de Candeias (BA), primeira unidade de produção comercial de biocombustível da Companhia. Além disso, foi empossada a primeira diretoria da Petrobras Biocombustível.

 

A cerimônia de inauguração da primeira usina de produção comercial de biodiesel da Petrobras foi realizada hoje, às 10h. A usina, instalada em Candeias (BA), terá capacidade para produzir 57 milhões de litros de biodiesel por ano.

 

A usina da Petrobras em Candeias apresenta características que a diferenciam das demais unidades produtoras de biodiesel instaladas no Brasil. Os principais aspectos são um sistema de instrumentação e controle totalmente automatizado, a flexibilidade de matérias-primas que podem ser usadas no processo produtivo, bem como um sistema de processamento de óleos vegetais brutos.

 

O sistema de automação é formado por 3.700 pontos que controlam e monitoram 1.200 variáveis de processo e 250 motores da usina. Estes mecanismos de controle e automação asseguram a qualidade do combustível produzido na unidade.

 

Os volumes de biodiesel processados e comercializados serão monitorados em tempo real, desde a entrada do caminhão que transporta a matéria-prima, passando por todas as etapas de fabricação do combustível até a saída de veículo carregado com o produto.

 

Por meio deste acompanhamento será desenvolvido um banco de dados com o histórico das operações. O processo poderá ser auditado a qualquer instante, com altíssimo grau de confiabilidade, e as informações serem enviadas simultaneamente para a sede da Petrobras, no Rio de Janeiro.

 

A unidade possui ainda sistemas redundantes, ou seja, a manutenção da usina será realizada sem pausas no funcionamento, garantindo alto desempenho em relação à sua capacidade e à qualidade do biodiesel.

 

Para incentivar a participação da agricultura familiar como fornecedora de matéria-prima, a Petrobras instalou um sistema de processamento de óleos vegetais brutos em sua usina. A Companhia pode adquirir o óleo bruto diretamente de agricultores familiares e realizar o pré-tratamento na unidade, transformando-o em óleo refinado.

 

Outro diferencial desta usina é a grande autonomia para funcionamento devido à capacidade de tancagem, tanto de matéria-prima quanto de produto final e intermediário. O parque de armazenamento de matéria-prima possui oito tanques, totalizando 14.000 m3 de capacidade, o equivalente a 90 dias de operação contínua, 24 horas por dia.

 


Em seguida à cerimônia de inauguração da Usina de Biodiesel de Candeias, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu posse à diretoria da recém-criada Petrobras Biocombustível.  Ainda hoje a Petrobras Biocombustível realizará a primeira reunião do Conselho de Administração da empresa.

 

A partir de agora, a gestão das três usinas da Companhia, inclusive a de Candeias, inaugurada hoje, e das outras duas que estão sendo construídas em Minas Gerais e no Ceará, serão geridas pela nova empresa.

 

Além da usina em Candeias, também ficarão sob responsabilidade da Petrobras Biocombustível as duas outras unidades de biodiesel da Companhia em Quixadá (CE) e Montes Claros (MG). A capacidade total de produção de biodiesel das três usinas será de 170 milhões de litros por ano e o investimento é de R$ 295 milhões.

 

O Conselho de Administração da Petrobras Biocombustível será presidido pelo ministro de estado de Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, e contará com o representante do ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, e da Casa Civil, Tereza Campello, o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, os diretores de Gás e Energia, Graça Foster, e de Abastecimento, Paulo Roberto Costa, além do presidente da Petrobras Biocombustível, Alan Kardec.

 

Responsabilidade Social e Ambiental

 

Com esta subsidiária, a Petrobras fortalece sua posição de empresa comprometida com o meio ambiente e com o desenvolvimento social. Além de contribuir para a redução do aquecimento global, os biocombustíveis permitem geração de emprego e renda no campo com a utilização da agricultura familiar na produção das matérias-primas.

 

O desenvolvimento de ações de fomento à participação de agricultura familiar no suprimento de matérias-primas às usinas de biodiesel está alinhado às políticas estabelecidas pelo Governo Federal, em especial o Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel e o Selo Combustível Social.

 

A Petrobras Biocombustível está comprometida com a obtenção do Selo Combustível Social e assume o desafio de ampliar a presença da agricultura familiar, observando sempre a sustentabilidade empresarial, social e ambiental.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20