Bolívia

Lula faz reunião hoje para avaliar decisão de Evo Morales

Agência Brasil
02/05/2006 03:00
Visualizações: 127

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai fazer uma reunião nesta terça-feira (02/05) para discutir o decreto anunciado pelo presidente da Bolívia, Evo Morales, que determina a nacionalização da exploração de petróleo e gás no país. Segundo a assessoria de imprensa do Ministério de Relações Exteriores, vão participar da reunião o ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, o presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli, e o ministro interino de Relações Exteriores, Samuel Pinheiro Guimarães.

O decreto assinado por Evo Morales determina que o Estado recupera a "propriedade, posse e o controle total e absoluto" das reservas de gás e petróleo do país. Assim, todo o extraído das reservas do país deve ser repassados para a estatal boliviana Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB). As empresas estrangeiras que exploram os recursos na Bolívia, entre elas a Petrobras, tem o prazo de 180 dias para se adaptarem às novas medidas.

A Petrobras ingressou na Bolívia no final de 1995 e é, segundo a estatal brasileira, responsável por 20% dos investimentos diretos no país e por 18% do Produto Interno Bruto (PIB) boliviano. Entre 1997 e 2000, a estatal brasileira construiu o Gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol). Por esse gasoduto, o Brasil importa até 30 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural da Bolívia.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.