Cúpula Energética

Lula enfrenta Chávez em evento que começa hoje na Venezuela

Após dois encontros com o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, em março, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfrentará o crítico mais ácido da cooperação Brasil-EUA sobre biocombustível num evento de total interesse do governo brasileiro, a 1a Cúpula Energéti

Jornal do Commercio
16/04/2007 03:00
Visualizações: 101

Após dois encontros com o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, em março, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfrentará o crítico mais ácido da cooperação Brasil-EUA sobre biocombustível num evento de total interesse do governo brasileiro, a 1a Cúpula Energética Sul-Americana. Hoje e amanhã, na Venezuela, Lula tenta imprimir pragmatismo às discussões que terá com os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e dos dez países da América do Sul sobre a integração energética da região. Em especial, tratará com Chávez do Gasoduto do Sul, que cortará o Brasil, levará o gás venezuelano a mais quatro países da região e se conectará com jazidas do Peru e Bolívia.

Os espíritos foram aparentemente desarmados para o encontro. Em março, enquanto Lula firmava acordo com Bush, Chávez vociferou contra o estímulo à produção de biocombustível em afinação completa com o presidente de Cuba, Fidel Castro. Na ocasião, afirmou que os biocombustíveis são "irracionais e antiéticos porque usam as terras de qualidade, capazes de fornecer alimentos, para produzir combustíveis destinados aos veículos dos ricos". Na semana passada, Chávez dobrou a língua. Mas manteve o objetivo de derrotar o álcool.

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13