Refinarias

Lula dá início à obra da refinaria Abreu e Lima

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega a Pernambuco na próxima segunda-feira à noite para participar da solenidade de início da terraplenagem do terreno da Refinaria Abreu e Lima e da inauguração do Cais 4, em Suape. Na sua quinta visita oficial ao Estado este ano, dessa vez o presidente

Jornal do Commercio/
31/08/2007 03:00
Visualizações: 1321
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega a Pernambuco na próxima segunda-feira à noite para participar da solenidade de início da terraplenagem do terreno da Refinaria Abreu e Lima e da inauguração do Cais 4, em Suape. Na sua quinta visita oficial ao Estado este ano, dessa vez o presidente vai ficar hospedado no Hotel Caesar Park, no Cabo de Santo Agostinho.

A última visita de Lula a Pernambuco foi no dia 12 de julho, para lançar o PAC do saneamento e da habitação. Em Suape, o primeiro evento está marcado para às 8h30 e o segundo para às 10h. Após as solenidades, o presidente Lula segue para Sergipe, onde almoça com o governador Marcelo Déda, e depois para Petrolina.

O gerente de Empreendimento da Refinaria do Nordeste, Ricardo Barreto, explica que a terraplenagem será realizada em duas etapas. “A primeira vai ser numa área de cerca de 200 hectares, onde serão instaladas as unidades de processamento, que demandam mais tempo para montagem, por isso precisam ser iniciadas antes”, explica. Numa segunda etapa será feita a terraplenagem nas áreas onde serão instalados os tanques. Orçada em R$ 400 milhões, a terraplenagem tem previsão de ser concluída até dezembro de 2008.

O lançamento da terreplenagem dá início à implantação do canteiro de obras da refinaria. O evento, com a presença do presidente Lula, será simbólico, porque ainda será necessário fazer a retirada da cobertura vegetal e a área com plantio de cana-de-açúcar para começar a terraplenagem, de fato.

Em Suape, o ritmo é de contagem regressiva para deixar tudo preparado para mais um megaevento. Algumas empresas até se especializaram em atender à Petrobras na realização de eventos de grande porte no Estado. É o caso da Repense Engenharia de Eventos. “Hoje, uma das nossas especialidades é criar infra-estrutura em espaços que não existem, como o terreno onde será realizado o evento da refinaria", diz o empresário Jackson Braga, que há 15 anos criou a Repense em parceria com o irmão Jader Braga.

Para o lançamento da terraplenagem, a Repense vai montar uma tenda climatizada com 5,6 mil metros quadrados (m²). A empresa vai erguer a estrutura em sete dias. Os eventos realizados em Suape devem responder por 10% das montagens de grande porte que a Repense fará este ano.

Especializada em som, iluminação e cenografia, a Mano Som e Iluminação também vem faturando com os eventos em Suape. “Só para a Petrobras já realizamos quatro eventos este ano”, comemora o empresário Mano Oliveira. Ele conta que para essa solenidade serão utilizados 26 aparelhos de iluminação inteligente, além da montagem de dois telões e de um palco.

Fonte: Jornal do Commercio/PE
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20