Internacional

Lukoil acha jazida iraniana com 1 bilhão de barris de petróleo

Jornal do Brasil
13/12/2005 02:00
Visualizações: 35

A companhia petrolífera russa Lukoil informou ontem que descobriu no Irã uma jazida de petróleo com reservas calculadas em até um bilhão de barris.

A jazida foi encontrada pela companhia durante os trabalhos de perfuração no chamado bloco Anaran, no oeste do Irã, em cuja prospecção sua filial, Lukoil Overseas, tem participação de 25% junto à norueguesa Hydro, com 75%.

O bloco Anaran consta de quatro zonas petrolíferas: Azar, Changuleh-West, Dehloran e Musian, segundo um comunicado da Lukoil citado pela agência Interfax.

A nota acrescenta que o programa de prospecção prevê a perfuração de cinco poços, e que a jazida descoberta está no setor Azar, enquanto as obras de perfuração continuam na zona de Changuleh-West.

A Lukoil Overseas apresentou os correspondentes documentos à Companhia Nacional de Petróleo do Irã (NIOC), com a qual espera acertar um contrato para a exploração da jazida, provavelmente após março de 2006.

Segundo o comunicado da Lukoil Overseas, que entrou no projeto Anaran em 2003, os especialistas da companhia norueguesa Hydro consideram que para 2010 no bloco Anaran poderiam ser extraídos até 100 mil barris de petróleo diários.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13