Petrobras- 213x420
acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
OTC Brasil

LORD apresenta diversas soluções para o mercado de óleo e gás na OTC Brasil

06/10/2011 | 12h05

A LORD participa da OTC Brasil disposta a mostrar que o mercado de óleo e gás tornou-se alvo prioritário da sua estratégia de negócios. Tradicional fornecedora de adesivos, revestimentos e sistemas de controle de ruído e vibração para os mercados industrial, automotivo, aeroespacial e de defesa, a LORD pretende divulgar no evento que o setor de exploração de petróleo pode se beneficiar - e muito - de toda essa expertise.

Ao todo, serão apresentados sete produtos na feira. Um deles, já utilizado pela Petrobras, é o revestimento de alta performance HPC-5C. “Ele protege os artefatos de borracha contra o ataque do ozônio, evitando o esfarelamento ou ‘cracking’ dos elastômeros”, explica Bruno Fragoso, gerente de desenvolvimento de novos negócios da LORD.

Outra tecnologia que deve chamar a atenção dos visitantes da OTC é a MR, composta por fluidos e dispositivos magneto-reológicos. Usados há anos em diversos sistemas de controle de movimento e vibração, podem ser empregados em várias situações na exploração de petróleo. “Nas plataformas, muitos equipamentos exigem controle de movimento, principalmente devido ao efeito das ondas do mar".

Ainda sobre as tecnologias para controle de vibração, a LORD fabrica coxins para equipamentos de superfície empregados na separação de fluidos – feitos de borracha, já podem ser fornecidos revestidos com o HPC-5C. Produz também um equipamento denominado Tuned Vibration Absorber (TVA), que controla a vibração das tubulações ocasionada pela passagem de fluidos. Segundo Eduardo Terciotti, executivo de contas para o mercado de óleo e gás da LORD, milhares desses equipamentos operam há mais de vinte anos no gigantesco gasoduto aéreo que atravessa o Estado do Alasca, nos EUA. “Sua função é compensar a vibração interna, gerada pelos fluidos, e a externa, causada pelas rajadas de vento típicas da região”.

Os adesivos da LORD também encontram espaço na exploração de petróleo. A família Chemlok®, por exemplo, pode ser usada na adesão do tipo metal/borracha, bastante comum na fabricação de mangotes – dutos que transportam o óleo entre as plataformas e os navios. Já os adesivos estruturais são adotados tanto na fabricação quanto nos reparos de diversos tipos de peças, sobretudo nas de compósitos e metal.

Por último, Terciotti destaca os elementos flexíveis e as resinas encapsulantes. Os primeiros são responsáveis por proporcionar os movimentos de torção e flexão nas juntas flexíveis, enquanto as resinas – à base de silicone, poliuretano e epóxi – servem para encapsular circuitos elétricos diversos. Além de diminuir a vibração, protegem as peças contra o ataque químico do meio, bem como reduzem a temperatura e a condutividade elétrica.

“Mostraremos na OTC Brasil que a LORD tem totais condições de corresponder aos anseios do mercado brasileiro de óleo e gás, pois combina vasta experiência com fornecimento local”, conclui Fragoso.



Fonte: Redação
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar