Logística

Locar Pipe: orçada em 140 milhões balsa lançadora de dutos entra em operação

Redação/Assessoria
26/06/2018 14:37
Locar Pipe: orçada em 140 milhões balsa lançadora de dutos entra em operação Imagem: Divulgação Visualizações: 939

Um equipamento gigante. Com 87,5 metros de comprimento, 30 de largura e 6 de profundidade, a Locar Pipe é a maior e a primeira balsa lançadora de dutos em águas rasas inteiramente construída em território brasileiro. Pronta desde 2013, a embarcação será utilizada pela primeira vez na estruturação de uma termoelétrica em Sergipe.

Para a construção da Locar Pipe foram investidos R$140 milhões, considerando valores dos equipamentos, projetos, profissionais envolvidos e peças fabricadas. "Este foi o maior investimento em um único equipamento feito pela Locar Guindastes e Transportes Intermodais. Acreditamos no potencial da embarcação, na utilidade e relevância em construir algo genuinamente brasileiro", explica José Henrique Bravo Alves, vice-presidente da Locar.

A contratação da balsa foi feita pela Sapura Energy do Brasil, empresa terceirizada pela Celse (Centrais Elétricas de Sergipe) para construção da Usina Termoelétrica Porto de Sergipe, que integrará o Complexo de Geração de Energia Governador Marcelo Déda e será a maior do gênero na América Latina.

Após cinco anos estacionada, a estreia da Locar Pipe em uma construção de grande porte, como uma termoelétrica, representa uma importante mudança de cenário no setor petrolífero. "Acreditamos que estamos caminhando para uma evolução causada pela movimentação e novos investimentos no mercado", comenta o vice-presidente.

Construída para atender grandes empreendimentos offshore, a Locar Pipe será estreada em uma obra inteiramente brasileira. "Somos a primeira empresa privada a realiza o lançamento de dutos no Brasil utilizando um equipamento brasileiro. E além disso, o serviço será feito em uma obra brasileira", salienta Bravo, que complementa. "É uma grande conquista para nós da empresa, para todo o setor e que será refletido no dia a dia dos brasileiros".

A Operação

A Locar Pipe, operada pela Sapura Energy, será responsável pelo lançamento de 547 dutos ao mar, com 12 metros de comprimento, 18 polegadas, revestidos de concreto, e que farão a movimentação e condução dos fluidos produzidos no campo de petróleo e gás da termelétrica da Celse.

A saída do equipamento da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, está prevista para o dia 10 de julho. Durante 12 dias a embarcação percorrerá toda a costa brasileira até chegar em Aracaju, Sergipe. O procedimento, que contará com o trabalho de mais de 150 colaboradores da Locar e da Sapura, terá duração de aproximadamente 22 dias. O retorno da Locar Pipe ao Rio de Janeiro está previsto para agosto. "Este tipo de serviço é delicado e demorado, pois é feito em alto mar e dependemos de condições climáticas favoráveis", diz Rubem Santos Filho, Superintendente Operacional da Área Marítima na Locar.

Informações técnicas

A embarcação foi projetada em 2012 pelos engenheiros da Locar Guindastes e Transportes Intermodais. Cerca de 200 profissionais foram envolvidos na construção da balsa. O casco foi fabricado em Belém (PA), em parceria com a Rio Maguari Shipyard e finalizada na Ilha do Governador no Rio de Janeiro. É a primeira e única balsa lançadora de dutos totalmente brasileira.

A Locar Pipe tem cinco andares, acomodações para 160 tripulantes, camarotes para os comandantes, cozinha industrial e amplo refeitório. Além disso, conta com heliponto, guindaste sobre ringer e cinco geradores elétricos para movimentar os guindastes.

As dimensões são de 87,5 metros de comprimento, 30 metros de largura e 6 metros de pontal. Os guindastes acoplados são dos modelos Manitowoc 4100w Ringer, que é o guindaste principal com 47,76 metros de altura e capacidade de 400ton, e FunshunQUY250 Crawler Crane, equipamento auxiliar com 43,76 metros e capacidade de 250ton.

Além de lançamento de dutos, a Locar Pipe tem é equipada também para alinhamento de dutos, tensionadores e pode também realizar movimentação e instalação de equipamentos pesados, além de ser utilizada como flotel (hotel flutuante, em tradução livre).

Para conhecer a embarcação internamente, acesse ao vídeo feito durante a seatrial, operação teste, feita em 2013.

https://www.youtube.com/watch?v=Ot13_gfEg4k

Locar – 30 anos - Com 30 anos de mercado, a Locar Guindastes e Transportes Intermodais está presente nos maiores projetos de infraestrutura do território brasileiro operando em serviços marítimos, transportes especiais e remoções industriais, guindastes, gruas e plataformas aéreas. Matriz em Guarulhos (SP) e filiais em Americana (SP), Camaçari (BA), Serra (ES), São Mateus (ES), Contagem (MG), Cabo de Santo Agostinho (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Ilha do Governador (RJ), a empresa já atuou em outros países, como Uruguai, Angola e Cuba.

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19