Belo Monte

Lobão: Brasil precisa elevar geração de energia elétrica em 5% ao ano

Valor Online
01/12/2011 17:47
Visualizações: 117
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse nesta quinta-feira (1º) que a geração de energia elétrica adicional prevista com a construção da usina de Belo Monte, no rio Xingu (PA), representa 40% do consumo das residências brasileiras. O país, segundo ele, precisa elevar sua capacidade de geração de energia elétrica em 5% a cada ano.

“Quando perguntam por que o governo quer construir Belo Monte, eu devolvo a pergunta. Por que não querem, se ela só tem qualidades?”, questionou ao participar do programa de rádio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Bom Dia Ministro.

Outro dado ressaltado pelo ministro se refere à remoção de cinco mil famílias que vivem em “estado de pobreza” e que receberão novas habitações e estruturas com serviços de saúde, educação e segurança. As “condicionantes prévias” consumirão R$ 500 milhões, que serão aplicados nos municípios mais próximos da área de construção da usina. Segundo ele, os índios que vivem mais proximos da área do reservatório estão a 32 quilômetros de distância.

Durante o programa, o ministro respondeu a inúmeras perguntas sobre os impactos da usina na região do Pará. Lobão argumentou que, caso Belo Monte não fosse construído, seria necessário a instalação de inúmeras termelétricas que geram energia a carvão e óleo diesel, que são “altamente caras e poluentes”.

Lobão afirmou ainda que o projeto de Belo Monte é estudado há 40 anos. A evolução das análises feitas neste período reduziu a área que será alagada na formação do reservatório de 1.000 quilômetros quadrados para 500 quilômetros quadrados.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19