acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Empresas

Liberty fecha parceria com a Norwegian Hull Club para seguro de navios

31/08/2012 | 13h40

A unidade brasileira da LIU (Liberty International Underwriters), divisão de grandes riscos da Liberty Seguros, empresa do grupo Liberty Mutual, fechou acordo com a seguradora norueguesa Norwegian Hull Club -NHC para ofertar apólices para navios no mercado brasileiro. O objetivo das duas companhias é atuar no segmento de embarcações especializadas no atendimento à indústria do petróleo da costa brasileira.

 

Segundo estudos da Liberty, com as atividades na área do pré-sal haverá forte aumento na utilização de navios dedicados em operações de pesquisas e suportes às plataformas. “Estimamos que até 2015 terão cerca de 1.500 embarcações em operação na costa para atender o segmento”, avalia Maurício Aguiar Giuntini, superintendente da divisão de Marine da Liberty Seguros. “São navios altamente especializados, com muita tecnologia embarcada e que estarão submetidos ao uso intensivo”, diz o executivo.

 

Para atender a este mercado, a Liberty e a Norwegian desenvolveram um novo clausulado, já aprovado pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). “Estruturamos uma nova abordagem que resultará em menor tempo de parada dos equipamentos no caso de ocorrência de sinistro, por exemplo”, diz Giuntini. Uma das inovações está em permitir que o próprio segurado realize a apuração dos danos em caso de acidentes, ao contrário das apólices tradicionais hoje existentes no mercado local. “Este tipo de flexibilidade vai imprimir maior velocidade aos processos”.

 

Para garantir maior competitividade, a duas empresas também terão um time próprio de engenharia para acompanhamento dos clientes. “Hoje as seguradoras dependem de terceiros para realizarem inspeções e dar atendimento aos clientes. Optamos por ter uma equipe própria para garantir maior agilidade nas demandas”, diz.

 

Os primeiros negócios da parceria já foram fechados. A Liberty emitiu no início de agosto uma apólice que cobre US$ 200 milhões em riscos para três navios que operam na Bacia de Campos.  O objetivo é conquistar cerca de 700 contratos nos próximos três anos. O acordo com a Norwegian prevê aprovação automática para riscos de até US$ 75 milhões por navio. “Vamos atuar em risco de casco, mas também faremos seguros de operação, cobrindo prejuízos com interrupções das atividades das embarcações, riscos ambientais e de responsabilidade civil”.

 

Segundo Giuntini, a escolha da Norwegian para compor esta operação foi baseada na experiência da companhia. A empresa é uma das maiores companhias de seguros da Noruega em cobertura de ativos navais. O mercado norueguês, por sua vez, é o segundo maior do mundo no segmento. “A Norwegian tem mais de 8 mil navios segurados no mundo e atua neste segmento há 175 anos, o que aporta um know-how importante para a operação e para os clientes no Brasil”.

 

Além de seguros, a parceria vai transferir aos clientes brasileiros a expertise da companhia em treinamento de tripulação e de pessoas e suporte para atuação em caso de sinistros. “A capacitação para enfrentar os riscos é um dos pontos fortes do acordo”, diz Giuntini.

 

O ingresso nesse segmento é mais um passo na consolidação da divisão de grandes riscos e riscos especiais da Liberty no país. A unidade começou a operar no mercado local em 2009 e atua na proteção de grandes ativos industriais, equipamentos e também na oferta de seguros financeiros como garantia, responsabilidade civil de executivos (D&O) e de erros e omissões (E&O).



Fonte: Redação
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar