Energia

Leilão de energias solar e eólica acontece hoje

Redação/Assessoria
13/11/2015 14:41
Visualizações: 257

 

Acontece hoje o 2° Leilão de Energia de Reserva, destinado à contratação de energia elétrica de novos empreendimentos, de fonte solar fotovoltaica e eólica. Aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o certame terá custo de referência de R$ 381,00 por megawatt-hora (MWh) para solar fotovoltaica e R$ 213,00/MWh fonte eólica, e tem previsto o início do suprimento em 1º de novembro de 2018, com prazo de duração de 20 anos. A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) recebeu 1.379 projetos para o leilão, sendo 730 de usinas eólicas e 649 de usinas solares.

“Apesar de terem sido inscritos mais de mil projetos, o que temos visto é que o mercado de energia está reticente para realização de leilões de energia e há uma certa apreensão por parte dos investidores e preocupação dos clientes com volume de investimentos. Os fundos não estão investindo por causa da queda do Investiment Grade do Brasil e eles estão entrando apenas em ativos de baixo risco. O grande apoiador foi o BNDES que hoje não tem recursos suficientes para atender a todos. Existe a possibilidade de estrangeiros entrarem, mas o mercado está mais conservador do que no passado”, analisa a diretora da KPMG da área de energia, Franceli Jodas.

Segundo ela, por outro lado, a realização do segundo leilão é uma sinalização positiva de que o governo quer manter uma regularidade no setor de renováveis. “A expectativa é que sejam mantidos dois leilões por ano para renováveis, o que será bom para o desenvolvimento da cadeia produtiva. Vale lembrar que o leilão para eólico já é feito há seis anos e o para solar começou no ano passado. Além disso, como a maioria dos parques eólicos fica no Norte e Nordeste, a implantação vai gerar crescimento nessas regiões já que chega a oferecer 1200 empregos indiretos e mais 700/800 diretos”, afirma.

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13