Rio Oil & Gas 2012

Labtox leva experiência em análises ambientais para a feira

O laboratório da UFRJ é especializado em testes ecotoxicológicos.

Redação TN
18/09/2012 12:25
Visualizações: 164

Especializado em testes ecotoxicológicos, o laboratório instalado no Polo BioRio (UFRJ) vai integrar o estande do Sebrae-RJ/Rede Petro. Desde 2002, é reconhecido por realizar aquele tipo de teste, que identifica itens nocivos às águas de mares, rios e lagoas. Os ensaios seguem as exigências dos órgãos ambientais e da ABNT, e acompanham a expansão do setor de óleo e gás. O Labtox presta serviços para algumas principais companhias deste segmento, como Petrobras, Shell e Statoil.   


Os ensaios ecotoxicológicos estão entre as exigências para aprovação do uso e descarte de fluidos de perfuração, para a aprovação de produtos químicos e lançamento de efluentes. Esses ensaios são ferramentas utilizadas para avaliar os efeitos adversos de substâncias químicas em condições controladas de laboratório. São um importante instrumento para o acompanhamento da qualidade dos efluentes industriais e avaliação da eficácia dos processos de tratamento.



Juntamente com as análises químicas, eles auxiliam na avaliação dos danos ocorridos quando produtos químicos ou efluentes atingem o ambiente. Assim, ajudam a antever os possíveis problemas decorrentes das perfurações.



Este tipo de ensaio já é utilizado por outros setores, como as indústrias químicas, as indústrias de celulose, mineração e, atualmente, tem sido utilizado nas dragagens de portos. “Para a indústria do petróleo, estes ensaios são importantes para monitorar a toxicidade e os efeitos que os produtos químicos e fluidos usados durante a perfuração dos poços podem causar no ambiente marinho”, diz a bióloga Maria Cristina Maurat.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19