Tecnologia

Laboratório da Ipiranga recebe acreditação de competência internacional

O certificado de acreditação concedido pelo Inmetro é o reconhecimento da competência da Isatec para realizar ensaios conforme métodos internacionais. O certificado serve para 102 métodos de ensaios feitos pelo laboratório para 17 grupos de produtos.

Redação
17/01/2006 02:00
Visualizações: 182

O Instituto Brasileiro de Metrologia (Inmetro) concedeu à Isatec, a empresa Ipiranga voltada a Pesquisa, Desenvolvimento e Análises Químicas, o Certificado de Acreditação conforme a NBR ISO/IEC 17025:2001 para 102 métodos de ensaio em 17 grupos de produtos. O certificado é o reconhecimento da competência da Isatec para a realização dos ensaios conforme métodos utilizados internacionalmente, explica a Ipiranga.

Os ensaios realizados na Isatec são: análises de amostras de solo e água subterrânea para detectar a presença de contaminação por componentes orgânicos e metais; análise de efluentes; avaliação (coleta e análise) de agentes químicos em ambiente de trabalho e no meio ambiente; coleta, quantificação e avaliação de emissões em dutos e chaminés de fontes estacionárias; ensaios físicos e químicos de combustíveis, solventes, óleos lubrificantes e outros derivados de petróleo.

Para conceder a Acreditação, o Inmetro considerou requisitos técnicos relacionados com capacitação da equipe, ambiente de realização dos ensaios, condições, manutenção e calibração de equipamentos e materiais. "É o reconhecimento da garantia de qualidade dos ensaios e da competência da nossa equipe", comemora o gerente-geral da Isatec, Romeu Daroda.

O presidente do  Inmetro, João Alziro Herz da Jornada, considera que "a busca da Acreditação pelo Inmetro evidencia que as empresas estão cada vez mais conscientes da importância de ações como essa. O reconhecimento da competência dos seus laboratórios agrega valor aos produtos e serviços oferecidos", afirma.

A Acreditação pelo Inmetro pode ainda possibilitar um aumento da inserção de produtos no mercado internacional, pois o instituto é signatário do Acordo de Reconhecimento Multilateral da International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC), fórum que reúne os Organismos de Acreditação de Laboratórios do Mundo.   

A Isatec foi criada em 1984 e presta serviços a todos os segmentos de produção da Ipiranga e de outras empresas. Seu suporte de tecnologia garante o desenvolvimento de ações de monitoramento ambiental, avaliação de combustíveis, teste de combustíveis e lubrificantes em motores (freqüentemente em parceria com montadoras de veículos) e controle de efluentes. A empresa tem 40 funcionários e no setor de serviços em análises físico-químicas realiza em média 17 mil ensaios por mês. Anualmente recebe investimentos de R$ 1 milhão em infra-estrutura, aquisição de novos equipamentos e reposição.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20