Reconhecimento

José Goldemberg recebe título de Cidadão Ribeirão Pretano na próxima segunda

A Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e a Câmara Municipal de Ribeirão Preto realizam, na próxima segunda-feira (24), uma homenagem a um dos maiores cientistas brasileiros. Referência na área de pesquisas para geração de energia limpa, José Goldemberg irá receber o título de Cidadã

Redação
20/10/2011 12:11
Visualizações: 227
A Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e a Câmara Municipal de Ribeirão Preto realizam, na próxima segunda-feira (24), uma homenagem a um dos maiores cientistas brasileiros. Referência na área de pesquisas para geração de energia limpa, José Goldemberg irá receber o título de Cidadão Ribeirãopretano conforme Decreto Legislativo de autoria do Vereador Gilberto Abreu. Uma palestra sobre Energia e Sustentabilidade aberta ao público, mediante inscrição, será ministrada pelo homenageado às 19h. Os eventos serão realizados no campus da FAAP em Ribeirão Preto.

 

Diretor do ‘Centro de Estudos de Energia e Sustentabilidade’ da FAAP, Goldemberg ajudou a lançar as bases científicas para o programa de biocombustíveis do Brasil. Durante a crise internacional do petróleo, na década de 1970, uma pesquisa coordenada por ele demonstrou que a cana-de-açúcar poderia ser uma eficiente matéria-prima na produção de energia, além de ajudar a reduzir a poluição do ar e as emissões de gases de efeito estufa. Esse estudo foi visto como estímulo ao lançamento do programa Pró-Álcool. 

 

Goldemberg possui uma vasta experiência nos ambientes acadêmico, empresarial e político, já tendo atuado como reitor da Universidade de São Paulo (USP), diretor do Instituto de Física da USP, presidente da Companhia Energética de São Paulo, Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. No Governo Federal já atuou como Secretário de Ciência e Tecnologia, Secretário do Meio Ambiente e Ministro da Educação.

 

O homenageado também é co-presidente do Global Energy Assessment, sediado em Viena (Áustria) e professor-pesquisador da Universidade de Paris, na França; da Universidade de Toronto, no Canadá; das americanas Princeton e Stanford; e ocupa ainda a Cátedra Joaquim Nabuco da Universidade de Stanford. 

 

Membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências do Terceiro Mundo, Prof. Goldemberg recebeu o prêmio ambiental “Blue Planet Prize 2008” concedido pela Asahi Glass Foundation e foi selecionado pela “Time Magazine” como um dos treze "Heroes of the Environment in the category of Leaders and Visionaries 2007". 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20