acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Petrobras

João Elek toma posse como Diretor de Governança, Risco e Conformidade

21/01/2015 | 09h37
João Elek toma posse como Diretor de Governança, Risco e Conformidade
Agência Petrobras Agência Petrobras

Foi realizada na segunda-feira (19/01), na sede da Petrobras, a cerimônia de posse do novo diretor de Governança, Risco e Conformidade da companhia, João Adalberto Elek Júnior. Na ocasião, o novo diretor assinou o termo de posse, junto com a presidente Maria das Graças Silva Foster.

A presidente Graça ressaltou que a missão do novo diretor é assegurar a conformidade de processos e mitigar riscos, dentre eles o de fraudes, corrupção e desvios de ética. A presidente destacou que Elek também será um dos integrantes - ao lado da ex-ministra do Supremo Tribunal Federal, Ellen Gracie Northfleet e do ex-executivo da Siemens, Andreas Pohlmann - do Comitê Especial, que atuará como interlocutor das investigações internas independentes realizadas por dois escritórios de advocacia contratados pela Petrobras.

"Tenho certeza de que faremos uma empresa ainda melhor. Nós batemos todos os recordes operacionais da companhia em 2014. Batemos o recorde de produção de petróleo, produção de gás natural, produção de energia e aumentamos a participação de mercado na distribuição, dentre outros. Estamos tendo o equilíbrio para superar os problemas decorrentes da Operação Lava Jato, especialmente auxiliando as Autoridades Públicas para a completa e rápida elucidação dos fatos e em paralelo conduzimos nossa empresa para que ela continue crescendo e operando com excelência. Temos o prestígio técnico mas também queremos o reconhecimento de nossa governança", ressaltou a presidente Graça Foster.

João Elek foi escolhido para o cargo de diretor de Governança, Risco e Conformidade por meio de processo seletivo conduzido pela empresa Korn Ferry, especializada em seleção de executivos, que buscou profissionais de mercado com notório reconhecimento de competência na área de Governança. O novo diretor foi eleito pelo Conselho de Administração da Petrobras para permanecer no cargo por três anos, período que pode ser renovado. "Estou muito honrado com a oportunidade de contribuir com a Petrobras, e os colegas diretores, líderes da empresa, com minha experiência em Governança. A empresa sairá deste momento ainda mais forte".
 
O novo diretor atua há mais de 30 anos em empresas multinacionais e nacionais de capital aberto nos setores bancário, de telecomunicações, agronegócio e exportações. Graduado em engenharia elétrica, o executivo possui em seu currículo especializações na área de finanças e negócios na Universidade de Columbia (EUA) e no Instituto de Pós Graduação e Pesquisa em Administração da UFRJ. Elek é membro da Comissão de Comunicação com o Mercado do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa desde 2012.

Participaram da cerimônia de posse os diretores de Exploração e Produção, José Miranda Formigli; da área Financeira e de Relação com Investidores, Almir Barbassa, de Engenharia, Tecnologia e Materiais, José Antônio de Figueiredo; de Gás e Energia, José Alcides Santoro, além de presidentes de empresas subsidiárias do Sistema Petrobras e gerentes da companhia.

Diretoria de Governança, Risco e Conformidade


A criação da nova diretoria de Governança, Risco e Conformidade foi aprovada de forma unânime pelo Conselho de Administração da Petrobras no dia 25/11/2014. A nova diretoria tem como objetivo assegurar a conformidade de processos e mitigar riscos, dentre eles os de fraude e corrupção, garantindo a aderência à leis, normas, padrões e regulamentos, internos e externos à companhia. Com a nova diretoria, a Petrobras vai aprimorar e reforçar o combate a desvios do Código de Ética, bem como atender às regras da Bolsa de Valores de Nova Iorque e da Bolsa de São Paulo.
 
A nova diretoria será composta de três gerências executivas. A gerência de Governança terá a atribuição de monitorar a execução do modelo de Governança Corporativa e Societária, bem como controlar a execução e o cumprimento das diretrizes e regras relativas ao processo decisório da Petrobras. A gerência de Gestão de Riscos Corporativos atuará no fortalecimento da visão integrada dos riscos empresariais, através da identificação, avaliação, monitoramento e gestão de riscos relevantes, em articulação com todas as Áreas e empresas do Sistema Petrobras. A gerência de Conformidade atuará no planejamento, orientação, coordenação e avaliação de atividades de controle e conformidade, incluindo mitigação de riscos de fraude e de corrupção.

O novo diretor terá a responsabilidade de avaliar a conformidade no Brasil e no exterior dos processos das áreas da Petrobras de Exploração e Produção, Gás e Energia, Abastecimento, Finanças, Engenharia, Tecnologia, Materiais, Serviços e outras, buscando garantir o cumprimento das regras e padrões estabelecidos.



Fonte: Agência Petrobras
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar