Petrobras

João Adalberto Elek Junior é o diretor de Governança, Risco e Conformidade

Agência Petrobras
14/01/2015 11:56
João Adalberto Elek Junior é o diretor de Governança, Risco e Conformidade Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 210

A Petrobras comunica que seu Conselho de Administração aprovou, em reunião realizada hoje (13/01), a indicação do Sr. João Adalberto Elek Junior para o cargo de diretor de Governança, Risco e Conformidade.

Conforme divulgado em 25.11.2014, o novo diretor tem a missão de assegurar a conformidade processual e mitigar riscos nas atividades da Petrobras, dentre eles, os de fraude e corrupção, garantindo a aderência a leis, normas, padrões e regulamentos, internos e externos à companhia.

O Conselho de Administração da Petrobras elegeu o novo diretor, com base em lista tríplice de profissionais brasileiros pré-selecionados por meio de processo conduzido pela empresa Korn Ferry, especializada em seleção de executivos, que buscou profissionais de mercado com notório reconhecimento de competência na área.

O mandato do diretor de Governança, Risco e Conformidade será de três anos, podendo ser renovado, e sua destituição somente poderá ocorrer por deliberação do Conselho de Administração, com quórum que conte com o voto de pelo menos um dos Conselheiros de Administração eleitos pelos acionistas minoritários ou preferencialistas.

Vale ressaltar que, além do diretor de Governança, Risco e Conformidade participar das decisões da Diretoria Executiva da Petrobras, as matérias a serem submetidas à deliberação deste colegiado deverão contar, necessariamente, com prévia manifestação favorável desse diretor quanto à governança, gestão de riscos e conformidade dos procedimentos.

O Sr. João Adalberto Elek Junior será um dos integrantes do Comitê Especial que atuará como interlocutor (“Reporting line”) das investigações internas independentes conduzidas pelos escritórios Trench, Rossi e Watanabe e Gibson, Dunn & Crutcher. Os demais integrantes do Comitê Especial são a Ministra aposentada do Supremo Tribunal Federal Dra. Ellen Gracie Northfleet e Dr. Andreas Pohlmann, conforme divulgado em 23/12/14.  

Nos próximos dias a Petrobras formalizará a contratação do novo diretor. O Sr. João Adalberto Elek Junior foi diretor Financeiro da Fibria Celulose, onde exerceu as funções de relações com investidores, controle e gestão de riscos e finanças. Anteriormente foi diretor Financeiro e de Relações com Investidores da operadora de telecomunicações NET. Também passou pelos cargos de Diretoria Executiva e Financeira na operadora americana AT&T para o Brasil e América Latina, respectivamente. O Sr. João Elek Junior também conta com aproximadamente 20 anos de experiência no Citibank, onde exerceu a posição de diretor Financeiro na área de varejo.

É graduado em engenharia eletrônica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, MBA em Planejamento de Marketing pela COPPE-AD/UFRJ e pós-graduado em Fusões e Aquisições pela Columbia Business School.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19