Internacional

Japão quer envolver agência na decisão de religar reatores nucleares

Valor Online
05/09/2011 19:13
Visualizações: 155
O novo ministro da Indústria e Comércio do Japão, Yoshio Hachiro, disse que o país quer envolver a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) na decisão de religar os reatores nucleares que estão paralisados desde o terremoto e tsunami ocorridos em 11 de março.

“Queremos uma avaliação dos reatores paralisados pela AIEA”, disse ele em entrevista. Hachiro sugeriu que quer religar os reatores assim que possível. “O governo está planejando explicar às pessoas que os sistemas de resfriamento na usina de Fukushima Daiichi estavam funcionando antes de serem atingidos pelo tsunami em março”, disse ele.

Segundo o ministro, as usinas japonesas deverão encaminhar os relatórios sobre testes de estresse conduzidos em seus reatores nucleares neste mês. A energia nuclear enfrenta forte oposição popular desde a crise provocada pelo tsunami e, por causa disso, muitos reatores estão fechados. Hachiro indicou que estuda acelerar sua liberação, de modo a reduzir os crescentes custos de eletricidade resultantes do fechamento das usinas.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.