UPB

Itaboraí deve receber investimento da Petrobras que vão gerar empregos

O Dia
16/03/2006 03:00
Visualizações: 104

Nem Itaguaí, nem Campos. A cidade de Itaboraí deverá ser a escolhida para abrigar a nova refinaria da Petrobras. A decisão, segundo fontes do setor de energia, já teria sido tomada há 15 dias e levou em conta aspectos meramante técnicos. O investimento feito pela Petrobras e pelo Grupo Ultra será de 3,5 bilhões de dólares (R$ 7,3 bilhões). A estatal não confirmou a escolha por Itaboraí. Informou apenas que bate o martelo no fim deste mês.

No entanto, a questão já é tida como fechada. O deputado federal Alexandre Santos (PMDB-RJ) disse que o empreendimento vai gerar 130 mil empregos diretos e indiretos até 2010, quando a refinaria começa a funcionar. Desse total, 30 mil seriam para a montagem da infra-estrutura necessária. Outras 22 mil pessoas trabalhariam na própria refinaria. “Os demais empregos viriam das fábricas que se instalariam nas proximidades da refinaria”, disse o deputado.

Ainda segundo ele, a provável escolha por Itaboraí considerou o fato de a cidade ser um ponto estratégico para absorver a atual produção da Bacia de Campos e dois recém-descobertos poços de extração de petróleo, em Saquarema e Maricá. Além disso, ficaria próxima dos portos do Rio e de Niterói, usados para o escoamento da produção. “A nova refinaria terá três vezes a capacidade de produção da de Duque de Caxias (Reduc), podendo processar até 150 mil barris de petróleo por dia”, afirmou Alexandre Santos.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19