Internacional

Iraque planeja 4a rodada de licitações para contratos de gás

Agência Reuters
03/01/2011 13:16
Visualizações: 145
O Iraque está considerando realizar uma quarta rodada de licitações para empresas internacionais interessadas em explorar contratos de gás, afirmaram oficiais do governo neste domingo.


O país "inicialmente" vai oferecer 12 blocos de exploração, disse o ministro do Petróleo, Abdul Kareem Luaibi, a jornalistas.


Ele não deu mais detalhes, mas Abdul-Mahdy al-Ameedi, chefe do departamento responsável por contratar e emitir licenças, disse à Reuters que a medida será apenas para blocos de gás, uma vez que o Iraque não precisa leiloar campos de petróleo após as duas rodadas de 2009.


"A quarta rodada que o Iraque está preparando será para a exploração de blocos de gás", disse Ameedi.


Bagdá assinou uma série de acordos com empresas globais para desenvolver alguns dos maiores campos de óleo e impulsionar seu potencial de produção de petróleo bruto para 12 milhões de barris por dia nos próximos seis a sete anos.


A produção atual é de mais de 2,7 milhões de barris por dia, disse Luaibi, acrescentando que esta é a primeira vez que se chegou a este nível em 20 anos.


"Isso foi alcançado através do esforço do Iraque e do trabalho das companhias internacionais", acrescentou Luaibi.


Membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), o Iraque detém a quarta maior reserva de petróleo do mundo, mas luta para elevar a produção de petróleo próximo de 3 milhões de barris por dia, como produzia no final dos anos 1980, antes de o país ter invadido o Kwait.


As exportações de petróleo em dezembro subiram para 1,951 milhão de barris por dia, ante 1,912 milhão de barris de novembro, segundo o ministro. Ele acrescentou que a expectativa é de exportar 2 milhões de barris por dia, devido ao excesso de petróleo estocado no mês anterior.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19