Gás Natural

Iraque aprova acordo com a Shell

Agência Estado
08/09/2008 07:31
Visualizações: 132

O Gabinete do Iraque aprovou ontem (7), um acordo inicial de gás entre o Ministério do Petróleo e a Royal Dutch Shell para investir em um empreendimento conjunto para explorar gás natural no sul do país, disse um comunicado do governo hoje. O acordo exige o estabelecimento de uma joint venture entre a estatal South Oil Co. e a Shell para explorar os campos, acrescenta o comunicado sem dar mais detalhes.


A Shell deve investir de US$ 3 bilhões a US$ 4 bilhões ao longo de cinco anos para extrair no mínimo entre 500 e 600 milhões de pés cúbicos de gás por dia dos campos. A South Oil Co. deve controlar 51% do empreendimento, enquanto a Shell ficará com os 49% remanescentes. O acordo prevê a construção de uma série de instalações de Gás Natural Liquefeito, afirma o comunicado.

 

Este será o segundo maior acordo de hidrocarbonetos desde a invasão dos Estados Unidos no Iraque, a qual tirou Saddam Hussein do poder. O Iraque possui a terceira maior reserva do mundo de petróleo, estimada em 115 bilhões de barris. O país também possui uma reserva estimada de 112 trilhões de pés cúbicos de gás natural, segundo o Ministério.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20