Petróleo

Irã nomeia um novo presidente da Companhia Nacional de Petróleo

EFE
26/04/2010 15:44
Visualizações: 27

O regime iraniano nomeou um novo diretor para a Companhia Nacional de Petróleo, entidade que administra a terceira maior reserva provada de petróleo e gás do mundo, informou hoje a imprensa local.

 

Segundo o jornal "Tehran Emrouz", o eleito é Ahmed Ghalebani, até o momento diretor da segunda maior empresa automobilística do Irã e de acordo com a publicação, "sem experiência" neste setor energético.

 

Membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), o Irã é considerado o quinto maior exportador de petróleo mundial.

 

De acordo com analistas, no entanto, a indústria petrolífera iraniana passa por um período de crise pelo fato de a maior parte de suas instalações terem ficado obsoletas e precisarem de urgente modernização.

 

Nos últimos anos, as multinacionais do setor deixaram em suspenso ou abandonaram seus projetos no país devido às sanções econômicas que pesam sobre o país por seu polêmico programa nuclear.

 

As empresas europeias e norte-americanas foram substituídas por consórcios de países como China e da Índia, que não têm tecnologia necessária no assunto.

 

Além disso, o Irã tem uma precária indústria de refinado que o obriga a importar grande parte da gasolina que consome.

 

EFE

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19