Petroquímica

IPQ contrata Docenave para gestão logística

A Ipiranga Petroquímica (IPQ) e a Docenave, companhia de logística da Vale do Rio Doce, assinaram nesta terça-feira (20/07) um contrato de parceria inédito no setor, no qual a Docenave será a responsável pela gestão de toda a operação logística da IPQ. O modelo pioneiro, chamado de Projeto


20/07/2004 03:00
Visualizações: 103


A Ipiranga Petroquímica (IPQ) e a Docenave, subsidiária logística da Companhia Vale do Rio Doce, assinaram nesta terça-feira (20/07) um contrato de parceria que transfere para a Docenave a gestão de toda operação logística da IPQ. O modelo, chamado de Projeto Sedna, tem o objetivo de reduzir os custos logísticos da petroquímica em 5% e ampliar a capacidade de serviços em até 15%. Atualmente, os serviços logísticos da IPQ são avaliados em R$ 90 milhões.
A possibilidade de estrangulamento da infra-estrutura de transportes no Brasil, o aumento dos preços de frete no exterior e a concorrência de outras petroquímicas no Brasil são alguns dos fatores que determinaram o acordo, segundo o diretor comercial da IPQ, Eduardo Tergolina. "Só o aumento da concorrência no setor petroquímico já seria suficiente para que buscássemos meios de ampliar nossa competitividade, mas nós também queremos expandir a atuação da empresa na região central do Brasil, em outras áreas onde não estamos bem posicionados", informou.
Tergolina afirma que, com a entrega da gestão logísitca à Docenave, a IPQ poderá focalizar melhor suas energias nas atividades principais da empresa. Antes da parceria, o sistema logístico já era terceirizado. No entanto, a própria IPQ administrava os mais de 30 prestadores de serviços responsáveis pelas várias fases do processo logístico.
Agora, a Docenave terá a responsabilidade de ser o único interlocutor entre os prestadores de serviços e a IPQ. A subsidiária da Vale também coordenará os processos desde a embalagem da produção até a entrega ao cliente final. O conceito deste tipo de contrato é chamado de quarteirização.
A duração do contrato será de três anos, com possibilidade de renovação. Apesar da data contratual, tanto Tergolina quanto o diretor de desenvolvimento de negócios da Logística da Vale do Rio Doce, Carlos Ebner, esperam que a parceria seja de prazo muito mais longo.
O contrato prevê que uma parte da remuneração da Docenave pela administração seja fixa, negociada entre as empresas. A outra, variável, ocorrerá a partir de índices de eficiência do serviço. Os benefícios e eventuais prejuízos decorrentes das transações logísticas serão divididas entre as parceiras em percentuais que também não foram informados.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19