acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Logística

Ipiranga inaugura, no Paraná, sua mais moderna base de distribuição de combustíveis

31/10/2006 | 00h00

A Ipiranga inaugurou, nessa terça-feira (31), no município de Cascavel (Paraná), sua mais nova e mais moderna base de distribuição de combustíveis. A unidade distribuirá gasolina, diesel e álcool para o oeste do estado, região agrícola onde estão localizadas cidades como Toledo, Umuarama e Campo Mourão, e movimentará, segundo a companhia, de 15 milhões a 20 milhões de litros de combustíveis por mês.

“A base aumentará a eficiência da entrega de combustíveis na região, pois substituirá a via rodoviária pela ferroviária, o que gera mais segurança e um serviço melhor aos clientes”, anunciou o diretor de Operações da Ipiranga, José Luiz Orlandi. “Antes, o transporte de combustíveis na região era feito via rodoviária”, disse.

As instalações foram construídas em uma área de 17 mil metros quadrados, com capacidade de armazenagem de 2 milhões de litros de diesel, 540 mil litros de gasolina e 380 mil litros de álcool anidro e hidratado.

Além da localização privilegiada, comprovada em estudos estratégicos realizados pela Ipiranga, a criação da base de Cascavel representa uma espécie de ajuste de contas com o passado da companhia.

“A decisão da Ipiranga de investir na construção da unidade demonstra, além de nosso compromisso, a importância da região para seus negócios”, disse o diretor-superintendente da Distribuidora de Produtos de Petróleo Ipiranga (DPPI), Leocádio de Almeida Antunes Filho. “Temos razões suficientes para ter esse apreço especial por essa unidade. Chegamos aqui na década de 50, junto com os pioneiros. Trabalhamos e crescemos juntos”, recorda.

Maior empresa privada de distribuição de derivados de petróleo e um dos dez maiores grupos nacionais, contando com 63 unidades de distribuição espalhadas pelo país, entre bases próprias, pools administrados por terceiros e escritórios em bases de outras companhias, atualmente, a Ipiranga é líder do seguimento no estado do Paraná.

Alta tecnologia – Segundo o diretor de Operações da empresa, José Luiz Orlandi, essa é a mais moderna base de distribuição de combustíveis da Ipiranga.

“É uma unidade totalmente automatizada. Motoristas e caminhões tanque são identificados por meio de cartões magnéticos parecidos com cartões de crédito, o que garante o carregamento do produto certo, na quantidade exata e no caminhão correto”, explica Orlandi. “Antes, era preciso uma hora para carregar um caminhão. Com esse nosso novo sistema, são apenas quinze minutos”, comemora.

Segundo Orlandi, os sistemas de segurança e de proteção ambiental estão alinhados ás modernas práticas disponíveis no país. “Uma das provas é o caminhão tanque com capacidade de 1 milhão de litros de água para combater incêndios”.

Além disso, as tubulações são aéreas, o que proporciona o controle de sua integridade e há alarmes de nível para evitar o transbordamento dos combustíveis no momento do carregamento, os tanques e bacias são impermeabilizados e o carregamento dos caminhões pode ser feito de duas formas: por cima (tradicional) e por baixo (pelo sistema Bottom Loading, mais seguro e mais rápido). “O que garante a maior integridade do operador”, explica o diretor da Ipiranga.

A base de Cascavel foi construída num período de um ano e meio e teve investimentos de R$ 20 milhões. Segundo Orlandi, a companhia investe, anualmente, R$ 40 milhões para construção e modernização de bases como essa. “A idéia é que cada patamar de tecnologia e eficiência alcançado se torne uma referência e seja replicado para as outras unidades”, resume Orlandi.



Fonte: Da Redação
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar