acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Evento

Internacionalização de empresas entra em debate na Campus Party

10/02/2012 | 15h45
A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) promove hoje (10), durante a Campus Party, uma mesa redonda para debater a importância da internacionalização das empresas e dos profissionais para a economia contemporânea. A ideia é abordar as principais questões relacionadas a negócios internacionais, como as estruturas e competências necessárias.

“Hoje a economia exige que os negócios sejam pensados de forma global. Primeiro, porque as empresas enfrentam a competição de produtores de outros países nos seus mercados locais. Segundo, porque muitos segmentos são de fato globais, como os de negócios na web. Por fim, porque as empresas que se internacionalizam conseguem ter acesso a outros mercados e obter mais escala”, analisa o presidente da ABDI, Mauro Borges Lemos.

Lemos conta que atualmente há um número crescente de startups brasileiras de base tecnológica que já nascem com ambição ou presença internacional. “Esse processo é muito positivo para o país. Pesquisas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indicam que as empresas nacionais que inovam e investem no exterior geram mais e melhores empregos no Brasil”, declara ele.

De acordo com o gerente de Assuntos Internacionais da ABDI, Roberto Alvarez, que vai moderar o debate na Campus Party, para avançar no processo de internacionalização, empresas de setores intensivos em conhecimento e tecnologia dependem da disponibilidade de recursos humanos qualificados e da existência de conexões internacionais. “A formação de profissionais no exterior e a presença de firmas e empreendedores de outros países no Brasil são aspectos que colaboram muito para isso”, diz.

A mesa redonda do dia 10 vai debater essas diversas questões da internacionalização de empresas valendo-se das experiências dos participantes (estudantes, empreendedores, gestores públicos, investidores, entre outros) e das contribuições da plateia. “Além da internacionalização dos recursos humanos, serão destacados aspectos relacionados à articulação de redes de relacionamento capazes de gerar conexões de negócios para empresas e empreendedores brasileiros”, antecipa Alvarez. Segundo ele, a ABDI planeja trabalhar na estruturação de uma rede que conecte startups nacionais com empreendedores, executivos e cientistas brasileiros no exterior.


Serviço

O Brasil vai para o mundo: qual é a importância da internacionalização das empresas e dos profissionais para a economia do Século XXI?
Data: 10/02/2012
Hora: 17h15
Local: Campus Empreendedorismo da Campus Party
End.: Av. Olavo Fontoura, 1209 - Santana - São Paulo (SP)


Fonte: Redação
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar