Seminário

Inscrições abertas para seminário gratuito do CTC/PUC-Rio, em parceria com a OpenCadd University

Redação/Assessoria
27/04/2017 12:10
Visualizações: 489

No dia 11 de maio, o Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) promove o seminário gratuito OpenDay, em parceria com a OpenCadd University, com foco nas metodologias Model-Based Design e Model-Based System Engineering direcionadas a todas as áreas de Engenharia e Finanças. O evento será das 8h30 às 17h, na PUC-Rio (Auditório do RDC), é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas pelo site http://inscrioopendaypucrio.gr8.com/.

Professores da PUC-Rio e profissionais da OpenCadd apresentarão conceitos técnicos e cases de softwares desenvolvidos dentro dessa metodologia, mostrando as características do MATLAB e como ele funciona na prática, além da plataforma Cradle, direcionada para Engenharia de Requisitos, ideal para integrar as rotinas necessárias no acompanhamento de projetos. Representado no Brasil pela OpenCadd, o MATLAB é uma plataforma de computação numérica que pode ser aplicada nos processos de todas as áreas de engenharia, exatas e finanças.

Em 2016, a PUC-Rio foi a primeira universidade brasileira a assinar um contrato do tipo TAH (Total Academic Headcount) com a OpenCadd para uso do MATLAB. O contrato permite que professores, alunos, funcionários e pesquisadores (sem limite de usuários) instalem o programa em seus computadores pessoais e nos laboratórios da Universidade, tendo acesso a praticamente todos os seus módulos adicionais (Tool Boxes). “Comecei a usar o MATLAB este ano na graduação, nas aulas de Métodos Numéricos para Engenharia Mecânica, com alunos de 7º e 8º períodos, e com todos os recursos que o programa oferece, a aula ganha em dinâmica e o aprendizado é facilitado”, revela Márcio Carvalho, professor do Departamento de Engenharia Mecânica do CTC/PUC-Rio.

Sobre a OpenCadd

Com 27 anos de atuação em soluções tecnológicas para processos de P&D, oferece às indústrias software, treinamentos e desenvolvimento de projetos. A empresa atende diversos segmentos, entre eles: aeroespacial e defesa, automotivo, mercado financeiro e geração de energia. Basicamente qualquer projeto de pesquisa ou desenvolvimento de produto que necessite de cálculos matemáticos complexos são potenciais clientes da OpenCadd.

Programação

8h30 – 9h: Recepção por OpenCadd/PUC-Rio

9h – 9h30: Institucional por OpenCadd/PUC-Rio

9h30 – 10h15: Soluções para a área de energia, com Fernanda Felipe (OpenCadd)

10h15 – 10h45: Coffee Break

10h45 – 11h30: Estudo de caso (a confirmar)

11h30 – 12h15: Soluções para o mercado financeiro, com Flávio Pol (OpenCadd)

12h15 – 13h45: Almoço

13h45 – 14h15: Estudo de caso “Desenvolvendo um software para cálculo estrutural em MATLAB”, com Luiz Fernando Martha (CTC/PUC-Rio), e “Experiência na PUC-Rio no desenvolvimento de software educacional em MATLAB”, com Rafael Lopez Rangel (PUC-Rio)

14h15 – 14h45: “Estudo de caso: Robô bípede MATLAB/Simulink”, com Alex Figueroa (CTC/PUC-Rio)

14h45 – 15h15: “Aplicações em dinâmica de veículos e sistemas mecânicos e hidráulicos”, com Mauro Speranza (CTC/PUC-Rio)

15h15 – 15h45: Coffee Break

15h45 – 16h30: “Engenharia de requisitos e sistemas”, com Fernando Cerri (OpenCadd)

16h30 – 17h: “Estudo de caso: Dinâmica vertical Baja, MATLAB/Simulink”, com Marcelo Tristão (CTC/PUC-Rio)

17h – 17h30: Encerramento

Serviço

OpenDay

Data: Dia 11 de maio

Hora: Das 8h30 às 17h

Local: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/PUC-Rio

Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 225 – Auditório Rio Data Center (RDC/PUC-Rio), Gávea

Inscrições: http://inscrioopendaypucrio.gr8.com/

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13