Rio Oil&Gás

Inovações tecnológicas melhoram eficiência na produção de energia

Novas tecnologias estão tornando mais eficiente a exploração de fontes de energia fóssil e de energias alternativas, devendo promover uma revolução cultural, que afetará oferta e demanda em cinco ou dez anos.


12/09/2006 03:00
Visualizações: 17

Novas tecnologias estão tornando mais eficiente a exploração de fontes de energia fóssil e de energias alternativas, devendo promover uma revolução cultural, que afetará oferta e demanda em cinco ou dez anos. A previsão foi feita pelo sócio do Monitor Group, Tony Hamer, um dos fundadores do  Innovation Management e consultor internacional da área de energia, durante a Rio Oil&Gás no Riocentro.

Mudanças significativas começam a ser sentidas na construção de grandes empreendimentos, como plataformas de exploração de petróleo, com o uso de equipamentos e materiais mais leves. “Um exemplo são os motores elétricos que usam semicondutores ou supercondutores, que se tornam mais leves que os tradicionais com essa tecnologia”, cita.

O consultor internacional prevê resultados positivos a serem acrescidos no setor energético, com tecnologias desenvolvidas em áreas como materiais compostos, nanotecnologia, biotecnologia e automação. “O foco da indústria deixou de ser apenas na eficiência energética, para envolver uma visão mais ampla de desenvolvimento de novos materiais e de busca de produtividade, com uso de instrumentos como a automação”, explica Hamer.

A nova cultura se amplia, abrangendo energias alternativas em expansão, como biomassa, biocombustíveis e hidrogênio. Segundo o consultor internacional da área de energia, o Brasil se encontra num patamar intermediário de desenvolvimento nesta tendência, entre o dos países desenvolvidos e o dos em desenvolvimento.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19