Acordo

Inmarsat faz parceria com a Rolls-Royce em projeto de navio autônomo

Redação/Assessoria
09/09/2015 19:13
Inmarsat faz parceria com a Rolls-Royce em projeto de navio autônomo Imagem: Divulgação Visualizações: 402

A Inmarsat, fornecedora líder de serviços globais de comunicações móveis por satélite, anunciou a sua participação na Iniciativa Avançada de Aplicações Aquáticas Autônomas (Advanced Autonomous Waterborne Applications Initiative - AAWA) lançada recentemente pela Rolls-Royce.

O projeto financiado pela Tekes (Agência Financiadora Finlandesa de Tecnologia e Inovação) unirá parceiros setoriais, juntamente com universidades, institutos de pesquisa, armadores e outras partes interessadas, para explorar os fatores econômicos, sociais, jurídicos, regulatórios e tecnológicos que precisam ser abordados para tornar os navios autônomos uma realidade. O papel da Inmarsat no projeto é o de proporcionar o link e a plataforma de comunicações por satélite – um elemento essencial para que exista a capacidade de controle remoto. A transferência de dados entre navios, bem como entre os navios e os centros de controle em terra, é uma das áreas-chave de desenvolvimento para a pesquisa dos navios de controle remoto e autônomos, constituindo um elemento fundamental da Iniciativa AAWA.

A Iniciativa AAWA terá como base as plataformas de comunicação navio-navio e navio-terra existentes e a sua eficácia no suporte à funcionalidade de controle remoto. O Serviço Fleet Xpress da Inmarsat, entregue através das constelações Global Xpress e Banda L da empresa - o primeiro sistema móvel via satélite híbrido de bandas Ka e L do mundo - forma a base do sistema. “O lançamento da rede de banda larga móvel Global Xpress da Inmarsat, que constitui o núcleo do novo serviço Fleet Xpress, é um verdadeiro ponto de inflexão para o futuro do setor marítimo e presta-se de maneira ideal à Iniciativa AAWA”, comenta Ronald Spithout, presidente da Inmarsat Maritime.

“O serviço Fleet Xpress habilitará as comunicações navio-terra necessárias para fornecer suporte à funcionalidade de controle remoto, que é fundamental para a viabilização do navio autônomo. A rede de alto desempenho e rendimento criará possibilidades ilimitadas para aplicações marítimas e para o monitoramento e a análise de dados em tempo real para um transporte marítimo mais inteligente hoje e no futuro”. Spithout continua: ”Estamos muito satisfeitos com a parceria que teremos neste projeto com algumas das empresas e instituições mais inovadoras do mundo, e de trabalharmos na vanguarda desta tecnologia em evolução“.

“O projeto de ampla abrangência levará primeiramente em consideração as pesquisas realizadas até o momento, antes de explorar o business case de aplicações autônomas, as implicações de segurança do projeto e operação de navios operados remotamente, as implicações jurídicas e regulamentares, e a existência e disponibilidade de um fornecedor de rede capaz de entregar produtos comercialmente utilizáveis no curto ou no médio prazo“, disse Esa Jokioinen, Diretor do Blue Ocean Team da Rolls-Royce. “O fluxo de trabalho tecnológico será liderado pela Rolls-Royce e abrange conhecimentos de toda uma gama de capacidades de liderança mundial no mercado marítimo. Temos o prazer de ter parceiros como a Inmarsat fazendo parte dessa equipe, capacitando-nos a dar os primeiros passos concretos no sentido de tornar as aplicações autônomas e o controle remoto de navios uma realidade“, completa. A Iniciativa Avançada de Aplicações Aquáticas Autônomas será realizada de 2015 até o fim de 2017.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19