Petrobras

Indústria aquecida proporciona crescimento de 8% nas vendas

Dados do balanço financeiro da Petrobras divulgados ontem indicam que o aquecimento da atividade econômica no país levou a um crescimento de 8% nas vendas da companhia nos primeiros nove meses do ano. Já o volume de vendas dos derivados cresceu 3%, puxado pelo óleo diesel.

Agência Brasil
12/11/2008 13:19
Visualizações: 46

Os dados do balanço financeiro da Petrobras divulgados ontem  indicam que o aquecimento da atividade econômica no país proporcionou a um crescimento de 8% nas vendas totais da companhia nos primeiros nove meses de 2008.

Já o volume de vendas dos derivados cresceu 3%, puxado principalmente pelo óleo diesel, cujas vendas aumentaram 8% no período, com destaque para a agroindústria e o funcionamento emergencial das termelétricas, movidas a óleo.

Ainda como conseqüência da demanda maior por parte das termelétricas, o consumo de gás natural cresceu de janeiro a setembro 32%. Isso foi possível, segundo a estatal, porque houve aumento da oferta de gás, tanto importado quanto nacional – em especial no campo de Manati (BA) e nas bacias do Espírito Santo e de Campos, associado à ampliação da rede de distribuição.

Enquanto as exportações apresentaram aumento de 1% em relação aos nove primeiros meses de 2007, houve queda de 5% das vendas externas para o mesmo período desde ano, em função do menor volume de produção de derivados.

Segundo o diretor financeiro da companhia, Almir Barbassa, o aumento na importação de diesel e de petróleo leve - para fazer frente ao incremento do consumo interno provocado pelo aquecimento da economia - fez com que a Petrobras fechasse os nove meses do ano com um déficit de US$ 1,8 bilhão nas contas externas - contra um resultado “ligeiramente positivo, no mesmo período do ano passado", ressaltou.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13