Internacional

Importações de petróleo pela China crescem 39,9%

BBC Brasil
14/09/2004 03:00
Visualizações: 129

As importações de petróleo pela China aumentaram 39,9% nos primeiros oito meses de 2004 em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a mídia estatal chinesa.
A China importou 79,9 milhões de toneladas de petróleo entre janeiro e agosto, de acordo com a agência de notícias estatal Xinhua.
O dado reflete uma rápida queda na produção de petróleo na China em um período de acelerado crescimento econômico.
A previsão inicial do governo era de que a China importaria 100 milhões de toneladas de petróleo neste ano, mas esse valor já foi revisto para 110 milhões.

Sede - A China importou 91 milhões de toneladas de petróleo em 2003, um aumento de 31% na comparação com 2002.
A China superou o Japão e se tornou o segundo maior consumidor de petróleo do mundo, depois dos Estados Unidos, em consequência de seu longo período de crescimento.
O aumento da demanda por petróleo na China é um dos principais fatores que levaram à elevação de 30% nos preços do produto este ano.
Esse aumento nos preços do barril, segundo alguns economistas, pode afetar o crescimento da economia mundial nos próximos meses.
Analistas acreditam que a participação da China no total de consumo mundial de petróleo pode dobrar, chegando a 14% na próxima década.
As autoridades chinesas se comprometeram a promover o uso de energia sustentável como parte de um plano para limitar o aumento da inflação e o aquecimento descontrolado da economia.
Dados também divulgados nesta terça-feira mostraram que as vendas no varejo cresceram 13,1% nos 12 meses terminados em agosto, num sinal de que o consumo ainda está crescendo rapidamente.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19