China

Importações de petróleo e soja batem recordes em junho

Agência Reuters
12/07/2010 13:06
Visualizações: 150
As importações de petróleo e soja pela China quebraram recordes em junho, mostraram neste sábado dados preliminares da autoridade alfandegária do país. As compras de cobre e minério de ferro, porém, desaceleraram em relação a maio.


Os sinais heterogêneos aumentam a incerteza sobre a capacidade da China de manter o ritmo de compra de commodities nos mesmos níveis vistos desde o início de 2009, quando uma intensa acumulação de estoques e um programa de estímulos deram impulso às importações.


Não há dúvidas, no entanto, sobre o apetite do país por petróleo. Os embarques subiram a 5,42 milhões de barris por dia, recuperando-se do recuo de maio para quebrar pela primeira vez a marca de 22 milhões de toneladas em um mês.


A soja também teve importação recorde em junho com a chegada de 6,2 milhões de toneladas, cerca de 30 por cento a mais do que a máxima anterior, registrada em dezembro de 2009. O número, ainda assim, ficou um pouco menor que o previsto.


A demanda por cobre bruto na China diminuiu pelo terceiro mês seguido, o que pode impactar os preços na reabertura dos mercados, na segunda-feira. As importações do metal, incluindo produtos semi-industrializados, ficaram em 328.231 toneladas, 100.000 toneladas a menos que o previsto e 17,3 por cento a menos que o registrado em maio.


As compras de minério de ferro também desabaram, com variação negativa de 9,1 por cento ante maio.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13