Inflação

Ilan Goldfajn do BC diz que derrubará inflação para 4,5%

Presidente do BC fez discurso duro contra a inflação e prometeu levar os índices de preços ao consumidor para níveis mais baixos.

Portal Brasil/Redação
28/06/2016 15:47
Visualizações: 207

O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, fez um duro discurso contra a inflação e prometeu levar o custo de vida para níveis mais baixos. Segundo ele, já em 2017 os preços ao consumidor vão apresentar variações mais amenas.

“Meta de 4,5% para 2017 é o nosso objetivo”, afirmou. A fala dele ocorreu antes da apresentação do Relatório Trimestral de Inflação, documento mais importante do Banco Central e que traz projeções para o custo de vida e para a economia.

No Brasil, existe um sistema de metas para a inflação. Esse mecanismo cria um objetivo a ser perseguido pelo Banco Central para evitar que o custo de vida saia do controle. Para este ano, o objetivo é de que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fique em 4,5%.

Esse número, no entanto, é um objetivo central. O BC tem uma margem de tolerância de dois pontos percentuais para trabalhar, ou seja, o IPCA pode chegar a no máximo 6,5% e a no mínimo 2,5%. Em 2016, a expectativa é de que o custo de vida estoure esse teto.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19